Trabalho volta a ser incorporado ao nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico passa a ser Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

 A Prefeitura de São Paulo tem como um dos seus principais objetivos o apoio ao trabalhador. Seja na busca de uma vaga de emprego formal, no trabalho eventual, na qualificação profissional ou no incentivo à atividade empresarial. Todas as ações passam pelo trabalho, que gera renda para o cidadão e desenvolvimento econômico e social para a cidade.

A importância do trabalho está novamente representada no nome da Secretaria. Com a publicação da lei nº 17.068, de 19 de fevereiro de 2019, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico voltou a adotar o ‘Trabalho’ em seu nome, passando a ser SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A Secretaria conta com a Coordenadoria do Trabalho, que é responsável pelas 24 unidades do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, além de programas voltados ao trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Somente em 2018, os CATes atenderam mais de 1,3 milhão de trabalhadores, que foram às unidades em busca de um encaminhamento para uma entrevista de emprego, a emissão da carteira de trabalho, o seguro desemprego, oficinas de orientação para o trabalho, além de orientações trabalhistas, previdenciárias e também sobre como abrir um empresa como microempreendedor individual.

As áreas de Desenvolvimento Econômico e de Segurança Alimentar e Nutricional também atuam junto aos trabalhadores. Além de cursos na área da gastronomia e do apoio ao trabalhador da área rural, a pasta continua atuando na inclusão produtiva com o programa Mãos e Mentes Paulistanas, no apoio ao cooperativismo e na facilitação do acesso do trabalhador que quer se tornar um empreendedor.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho conta ainda com o Observatório da Gastronomia e o Tem Saída, que são colegiados com diversas instituições.

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento e a Fundação Paulistana – Educação, Tecnologia e Cultura são órgãos ligados à Secretaria.

Na zona leste, a Fundação Paulistana qualifica profissionais para o mercado de trabalho por meio da Escola de Formação Profissional Makiguti e Centro Cultural Cidade Tiradentes, desenvolvendo atividades culturais e cursos técnicos para a inclusão social e econômica. A Ade Sampa, por sua vez, capacita e incentiva a economia criativa periférica por meio do programa Vai Tec, Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, Teia, entre outros.

Siga a SMDET nas redes sociais