Prefeitura de São Paulo concede bolsa-auxílio para 75 beneficiários do POT que atuarão no Agente Suas

Os selecionados trabalharão em todas as regiões da cidade oferecendo atendimento e orientação para os usuários de equipamentos públicos

O prefeito Bruno Covas recebeu nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, os 75 novos beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, que iniciarão as atividades no projeto Agente Suas. Durante o encontro realizado na sede da Prefeitura de São Paulo, que contou com uma palestra sobre o trabalho que será desenvolvido e a assinatura dos termos de responsabilidade e conduta, o prefeito parabenizou os selecionados que atuarão no Sistema Único de Assistência Social.

Segundo Bruno Covas, projetos como o Agentes Suas são viabilizados com ações de governo como responsabilidade fiscal e reformas. “Todos os ajustes que são feitos nas contas públicas visam proporcionar programas que possam atingir a população que mais precisa. O Agente Suas ainda se notabiliza por ser um trampolim para as pessoas saírem da situação em que se encontram, assim como uma porta de entrada para o mercado de trabalho. E o papel de todos os selecionados será importante para acolher melhor idosos, crianças, mulheres violentadas, entre outros em vulnerabilidade social. É para isso que a gente governa, para atender bem aqueles que mais precisam”, destaca o prefeito.

Do total de selecionados, 57 atuarão no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), 11 com acolhimento de pessoas na Supervisão de Assistência Social (SAS), cinco no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), um na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e um no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Os beneficiários serão responsáveis também por orientar e informar sobre os serviços prestados nos equipamentos públicos e desenvolverão ações administrativas.

“É muito importante oferecermos às pessoas em situação de vulnerabilidade uma oportunidade de geração de renda para que o cidadão possa evoluir socialmente e profissionalmente. Com o Programa Operação Trabalho, além de darmos uma bolsa no valor de R$ 1.047,90, por até dois anos para 30 horas semanais trabalhadas, complementamos o currículo do cidadão com ações de qualificação que aumentam as chances dessas pessoas conseguirem um emprego formal”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A cerimônia ainda contou com o ex-beneficiário do Programa, Isaque Vicente, que fez uma avaliação sobre sua passagem pela iniciativa da Prefeitura, em 2018, na região de Santo Amaro. “Foi uma experiência rica e valorosa. Estive em situação de rua antes de integrá-lo. Tive a sorte de estar no lugar certo e na hora certa e fui acolhido com dignidade e humanização. Com os recursos da bolsa-auxílio consegui fazer cursos e alcançar metas de atuar na área de segurança e eventos, segmentos que agora trabalho. Consegui me reerguer, alugar uma casa e construir minha família”, relata.

Já Michelle Tortosa de Moraes, 34 anos, moradora da zona leste, que passou na seleção do Agente Suas, o programa abre novas perspectivas em sua vida. “É uma boa oportunidade para pessoas como eu, que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Vai ser um desafio diferente e acredito que vou poder contribuir, assim como aprender com o público atendido”, afirma a beneficiária.

As turmas foram dividas nos períodos matutino com 40 participantes, vespertino com 32 pessoas e intermediário com três beneficiários, desenvolvendo as atividades de segunda a sexta-feira.

Em apenas dois dias de inscrições, mais de 9 mil pessoas se cadastraram. A lista, disponibilizada em 15 de fevereiro nos portais das Secretarias, divulgou o nome dos selecionados para atuar no programa. Em 2018, o projeto Agente Suas atendeu mais de 400 pessoas em situação de vulnerabilidade.

“A iniciativa demonstra a relevância das políticas públicas, a partir de um trabalho intersecretarial, direcionadas para a construção de condições de autonomia da população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social. O trabalho é um fator primordial no processo de reinserção na sociedade”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro.

Programa Operação Trabalho
O POT - Programa Operação Trabalho concede atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de São Paulo, pertencente à família de baixa renda. Para estimular esse público na busca de ocupação para a reinserção no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho concede uma bolsa-auxílio por até dois anos. Em 2018, o POT atendeu mais de 1.300 pessoas em 11 projetos diferentes, em parceria com entidades públicas ou privadas.

Agente Suas
O Projeto Agente SUAS, ação que integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tem por objetivo qualificar profissionalmente cidadãos de baixa renda, visando oportunidades no mercado de trabalho formal. A SMADS conta com 420 (vagas) bolsistas do Programa Agente SUAS que atuam na recepção dos CRAS, CREAS e Centro POP do município.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais