Prefeito Bruno Covas visita o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes

O equipamento recebe a Semana do Trabalho e Renda para Imigrantes, realizada entre os dias 1º e 4 de abril. O atendimento ocorre das 9h às 17h

O Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou nesta quinta-feira, 4 de abril, o CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, na Bela Vista, região central da capital. No local está sendo executada a Semana do Trabalho e Renda para Imigrantes, iniciativa idealizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Direitos Humanos e Cidadania. As secretárias das respectivas Pastas, Aline Cardoso e Berenice Giannella, também acompanharam a visita.

A equipe técnica do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo esteve presente oferecendo os serviços gratuitos de intermediação de mão de obra, emissão de documentos, orientações e formalização do MEI – Microempreendedor Individual, além de oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, elaboração de currículo, dicas de vestimenta e comportamento em processos seletivos e prevenções sobre o trabalho escravo contemporâneo.

“Esta ação tem o objetivo de intensificar o acesso da população imigrante ao mercado de trabalho. Por meio de palestras, orientações e serviços gratuitos, o trabalhador imigrante passa a ter um melhor preparo para conquistar um emprego. Até o momento, somente o CATe efetuou mais de 330 atendimentos para variados serviços, como a intermediação de mão de obra, emissão de documentos e participações em palestras que abordam o assunto”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento também marcou presença na ação, disponibilizando mentorias e palestras sobre empreendedorismo, formalização, desenvolvimento e execução de ideias, criação de plano de negócio, gestão de gastos e educação financeira.

Para os imigrantes que desejam investir no mercado gastronômico, a COVISA – Coordenadoria de Vigilância e Saúde realizou a oficina sobre vigilância sanitária, manuseio de alimentos, cuidados no preparo e limpeza da cozinha.

Mesmo com o evento acontecendo, a programação do CRAI funciona normalmente das 8h às 18h.

Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente

Tem como objetivo implementar a Política Municipal para População Imigrante, trabalhando pelo reconhecimento dos imigrantes como sujeitos de direitos e pela não-criminalização daqueles que migram, promovendo o acesso aos serviços públicos e favorecendo a integração local, independentemente de nacionalidade, situação migratória ou documental.

CATe
O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), é uma rede com 24 unidades de atendimento gratuito ao cidadão distribuídas por todas as regiões da capital paulista que visa orientar o trabalhador e o empreendedor. Entre os principais serviços prestados pelo CATe estão recolocação de profissionais no mercado de trabalho, por meio de vagas em empresas privadas, oficinas de orientação ao trabalho, habilitação do seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho

O CATe também oferece formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual. As empresas interessadas em disponibilizar vagas de emprego contam com a Central de Captação de Vagas, que recebe o cadastro de oportunidades de trabalho pelo e-mail solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais