21º Feira da Saúde ofereceu exames e orientações gratuitas para os moradores de Cidade Tiradentes

O evento, realizado na Escola Municipal Makiguti, promoveu a prevenção e a conscentização da comunidade

A Fundação Paulistana de Educação, Cultura e Tecnologia, equipamento administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, promoveu nesta sexta-feira, 10 de maio, a 21ª Feira de Saúde da Escola Municipal de Educação Profissional em Saúde Pública Prof º Makiguti. O evento, realizado semestralmente, envolve coordenadores, professores e alunos da escola, dispondo de exames e orientações médicas gratuitas com o tema ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis. O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roberto Godoi, participou da abertura do evento.

“A Makiguti é a única escola municipal de saúde técnica em todo o estado que promove este tipo de formação gratuita. Desde a sua fundação em agosto de 2005, o equipamento formou mais de 10 mil alunos, que rapidamente são inseridos no mercado para atuar na área de qualificação. Isso reflete a importância que ela tem na zona leste e até mesmo em outras regiões da cidade, assim como todo o carinho que a comunidade tem pelo equipamento”, destaca o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roberto Godoi.

O objetivo da ação é aproximar a comunidade ao espaço, que é responsável pela formação técnica de diversos profissionais da área da saúde. A Feira foi também uma oportunidade para que os alunos pudessem aprender na prática e compartilhar os conhecimentos obtidos na escola.

Os moradores de Cidade Tiradentes que participaram receberam informações sobre infecções sexualmente transmissíveis, manifestações clínicas, tratamento e prevenção. Testes rápidos de hepatite e HIV também foram ser realizados na Feira, além da distribuição de panfletos sobre e cuidados com a saúde.

“Os alunos que estudam na Makiguti muitas vezes nem se dão conta que é um equipamento municipal. Graças ao apoio dado pela Fundação Paulistana e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, nós conseguimos manter a estrutura que o equipamento possui. A Makiguti é motivo de orgulho para toda a Cidade Tiradentes”, explica a coordenadora da Escola Técnica Municipal Prof Makiguti, Valdirene Tizzano.

Além da prestação de serviços, o evento é uma oportunidade para quem deseja conhecer a Makiguti e estudar futuramente na escola. O processo seletivo para as turmas do segundo semestre de 2019 está aberto. Ao todo, 540 vagas para cursos gratuitos na área da saúde são ofertadas no vestibular. Hemoterapia, saúde bucal, análises clínicas e farmácia são algumas das opções de qualificação em que os interessados poderão escolher, as inscrições vão até o dia 16 de maio, sendo necessário pagar uma taxa no valor de R$ 33 para realizar a prova. Para mais informações, acesse o link: http://bit.ly/500vagasmakiguti

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura é uma entidade da administração indireta da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Com o papel de promover a educação profissional, o trabalho e a cultura, visa o desenvolvimento social, tecnológico, territorial e econômico solidário, priorizando a periferia da cidade de São Paulo.

A Fundação Paulistana possui dois equipamentos públicos: o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) e a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti – ambos localizados na Cidade Tiradentes, distrito da Zona Leste de São Paulo.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais