Centro Cultural Cidade Tiradentes recebe revitalização feita com participação da comunidade

Oficinas e atividades gratuitas promoveram a aproximação dos moradores do bairro ao equipamento

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – CFCCT, equipamento administrado pela Fundação Paulistana de Educação, Cultura e Tecnologia, organização vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promoveu nesta sexta-feira, 10 de abril, uma série de oficinas e atividades gratuitas para todas as idades. O objetivo da ação foi apresentar a comunidade meios sustentáveis de reaproveitar objetos, o conteúdo gerado com as aulas foi direcionado para o próprio equipamento, que recebeu melhorias em sua estrutura com o que foi construido nas oficinas. O evento contou com a parceria da produtora estadunidense Viacom – Video and Audio Communications.

“O Centro Cultural Cidade Tiradentes é uma referência de entretenimento e educação para a comunidade. Essa revitalização é uma prestação de serviço para os moradores, incentivando a maior visitação de pessoas de todas as idades para a prática de esportes, acompanhar apresentações musicais, teatrais, de dança, dentre outras. A iniciativa de convidar os munícipes para as ações de revitalização tem o objetivo de aproximar, e mostrar que o CFCCT pertence ao morador de Cidade Tiradentes”, explica o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Roberto Godoi, que acompanhou a ação. 

A primeira oficina apresentou dicas de como utilizar o bambu para a criação de estruturas sustentáveis. Os participantes puderam acompanhar a confecção dos mastros que foram utilizados na instalação da quadra de areia, que substiuiu a antiga quadra de volei desativada, incentivando a prática de esportes no local. Na mesma atividade, os alunos conduziram a construção de uma cúpula, visando o embelezamento e bem estar de quem visitar o CFCCT.

A segunda ação foi sobre hortas agroflorestais. Três grupos foram divididos entre os alunos, cada um responsável por uma área de plantio, onde desenvolveram técnicas de paisagismo agroflorestal em modelos nieares e circulares. As espécies de plantio foram selecionadas a partir de suas características produtivas, levando em conta aspectos de resistência a falta de água, carlo e manutenção.

“A Viacom, anualmente, promove uma série de ações sociais em todos os países que ela possui escritórios, como Miami, México, França, dentre outros. Essas iniciativas tem visam retribuir a sociedade e o meio ambiente por tudo o que a instituição conquistou e gerou desde a sua fundação. Escolhemos o Centro Cultural de Cidade Tiradentes para ajudar a comunidade no sentido de valorizar o meio ambiente, colocando a mão da terra, literalmente”, declara a diretora de comunicação corporativa da Viacom, Natasha Szaniecki.

Por fim, a última atividade teve o intuito de revitalizar o escadão do Centro Cultural. Foi utilizada uma tinta natural feita com terra peneirada e cola para a pintura da escada. O intuito da oficina foi mostrar maneiras alternativas e eficazes de produzir e manusear materiais de origem orgânica e duráveis, incentivando a sustentabilidade.

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Administrado pela Fundação Paulistana de Educação, Cultura e Tecnologia, organização vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o equipamento tem o objetivo de promover a educação, a qualificação e a cultura em seus diferentes meios de manifestação. O local oferece oficinas, cursos, exposições, palestras, eventos e exibições de filmes gratuitamente.

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais