Educação e tecnologia é foco de evento na capital paulista

São mais de 230 empresas e cerca de 20 startups reunidas até o dia 17 de maio

A comunidade educacional tem, até o dia 17 de maio, para participar do maior evento de educação e tecnologia da América Latina, a Bett Educar. O encontro, que reúne mais de 230 empresas do segmento, cerca de 20 startups, e visitantes altamente qualificados do setor educacional de todo o Brasil, está sendo realizado no Transamérica Expo Center, na capital paulista. Com o lema “Transformando a educação” para criar um novo futuro, a Bett Educar conta com extensa grade de conteúdo, um congresso voltado a educadores, práticas no ensino e formação, e um Fórum de Gestores, focado em mantenedores, reitores e tomadores de decisões, visando levar as melhores práticas e ideias para as instituições públicas e privadas.

Nesta terça-feira, 14 de maio, ocorreu a cerimônia de abertura com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, e da secretária-adjunta, Ana Carolina Lafemina. “É importante em um evento voltado para a educação, poder ter o espaço para falar de desenvolvimento econômico e trabalho. São temas que caminham juntos e a Prefeitura de São Paulo tem atuado para aprimorar essas áreas para preparar o capital humano para as transformações do mercado. Com a continua evolução, que leva em pouco tempo que profissões não existam mais, temos planejado uma politica de qualificação profissional integrada com outras secretarias para ter um grande impacto na cidade e amenizar este gargalho, que dificulta a conquista de uma vaga de emprego”, salienta.

Um dos principais pontos abordados pelo evento foi o papel da inovação na Educação, e como ela pode trabalhar em conjunto com a ciência e tecnologia na construção de um aprendizado de excelência do país. “Aquilo que ouvimos nas palestras da Bett Educação é aquilo que precisamos buscar na Educação. Temos visto a necessidade de metodologias que tornem o aluno cada vez mais ativo na aprendizagem, buscando a inovação dentro da nossa educação”, reforça Rossieli Soares da Silva.

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, destacou a relevância da educação para o desenvolvimento humano. “Temos buscado aprimorar as ações de formação, em conjunto com o Ministério da Educação, para que a ciência e a tecnologia esteja mais no dia a dia das crianças e jovens, fazendo com que eles se interessem pela área. Com esse trabalho, a longo, prazo, podemos preparar novos profissionais, que irão substituir os pesquisadores que estão na ativa hoje”, concluí.

A Bett Educar, que acontece em parceria estratégica com a Undime, Sieeesp, Consed e Fenep, chega à 26ª edição com o objetivo de reforçar sua principal missão, a de reunir especialistas, iniciativas e tecnologias para desenvolver ainda mais os educadores e potencializar a aprendizagem dos alunos. Em 2018, foram 22 mil visitantes e mais de 5 mil congressistas, vindos de todo o Brasil e outros 18 países. A expectativa para este ano é reunir ainda mais gestores, educadores e interessados no setor de educação.

Para a diretora de conteúdo da Bett Educar, Maria Alice Carraturi, o evento é uma grande celebração da educação, um momento de vivenciar experiências e oportunidades únicas que enriquecem a comunidade global do setor. “É a partir da interação entre os profissionais e os pensadores da educação hoje que conseguiremos definir processos e didáticas pedagógicas mais eficazes e enriquecedoras para a formação dos indivíduos. Todos têm o papel de fazer a diferença na educação. Com novas tecnologias e ideias, podemos fortalecer ainda mais todos estes transformadores”, avalia.

Na visão da executiva, a Bett Educar traz o ensino, suas vertentes e demandas à pauta para potencializar e enriquecer as discussões sobre tendências pedagógicas e melhores práticas aplicadas ao ensino, ao mesmo tempo que propõe a integração entre gestores de instituições de ensino e a cadeia e fornecedores de soluções em tecnologia, equipamentos e serviços para o setor.

Mais infomrações: www.bettbrasileducar.com.br

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br