Semana da Alimentação Fora do Lar discute segmento que se destaca na empregabilidade

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho atua no setor com ações desenvolvidas pelo Observatório da Gastronomia

 

A Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes realizou, nesta segunda-feira, 10 de junho, o terceiro encontro da Semana da Alimentação Fora do Lar com lideranças políticas e empresariais para discutir e encontrar caminhos para a evolução do setor. O segmento é um dos que mais emprega no país, principalmente nas oportunidades de primeiro emprego. A Semana ainda contará com a 35ª edição da Fispal Food Service e do Fórum Gestão à Mesa, organizado pela Abrasel em parceria com a Fispal no Expo Center Norte, que acontece até o dia 13 de junho.

A secretária Aline Cardoso, que representou o prefeito Bruno Covas durante o evento, realizado no Bourbon Convention Ibirapuera Hotel, zona sul da cidade, destacou o apoio da gestão ao setor. “Essa é uma área estratégica, que contribui para o bem-estar, para a alegria, para a segurança alimentar e ao mesmo tempo emprega mais de 370 mil pessoas na capital. Conta ainda com trabalhadores informais, que geram renda com essa atividade e que estamos batalhando para trazer para a formalidade”, ressalta. Aline Cardoso salientou ainda que para contribuir com o segmento, a gestão desenvolveu o Observatório da Gastronomia. “Contamos, no ano passado com o decreto que criou o Observatório, que possui diferentes atores em comitês como patrimônio cultural, apoio aos negócios, capacitação profissional, entre outras. O andamento dessas ações já incluem um projeto de combate ao desperdício de alimentos e também a candidatura de São Paulo ao selo de Cidade Criativa da Unesco em gastronomia”, destaca.

Aline Cardoso reforçou também que o pacote de medidas da atual gestão inclui investimentos em quatro anos na ordem de R$ 60 milhões. “É de fato uma política estruturante com ações concretas para que São Paulo cada vez mais solidifique e seja reconhecida pela atuação no setor de gastronomia”.

Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Junior, o evento é uma oportunidade de reunir mais de 50 mil empresários e empreendedores do setor em torno da temática. “A grande maioria das pessoas presentes nesse evento está preocupada com os assuntos macroeconômicos para alavancar o país. Mas, sem dúvida é uma oportunidade de discutir as melhores práticas para empreender e gerar renda e emprego no Brasil”, afirma.

A Abrasel é uma organização de cunho associativo empresarial, atuante desde 1986, que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país. São 27 seccionais, em todas as unidades federativas, e 18 regionais.

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais