Ade Sampa realiza atendimento no CATe Central para empreendedores

Até o fim da semana haverá inscrições para capacitações orientações na unidade

Criada em 19 de dezembro de 2008, a Lei Complementar 128 que regulamenta o Microempreendedor Individual (MEI), foi sancionada pelo Congresso Nacional em 2009, ampliando as oportunidades para quem deseja empreender. Em comemoração a data, a Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará um atendimento integrado ao CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da região central. Os munícipes que comparecerem a unidade poderão tirar dúvidas sobre empreendedorismo e sobre os projetos oferecidos pela entidade.

Além disso, a Ade Sampa também vai realizar gratuitamente capacitações para empreendedores de toda a cidade nos dias 3, 15, 17 e 30 de julho. As inscrições podem ser feitas no CATe Central, das 8h às 17h.

“O nosso objetivo é facilitar o acesso do empreendedor aos nossos serviços, seja uma capacitação ou a formalização. Nas unidades do CATe ele pode verificar a viabilidade do seu negócio. Já com as capacitações da Ade Sampa ele pode se aprimorar para gerar renda cada vez mais e oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Sobre o MEI
Criada em 19 de dezembro de 2008, a Lei Complementar 128 teve como objetivo facilitar a abertura de empresas de pequeno porte em todo o país. Após uma década, a cidade de São Paulo já conta com 660 mil empreendedores formalizados, o que representa 9% dos MEIs do Brasil.

Deste total, 352.248 dos empreendedores são homens e 291.805 são mulheres. As principais atividades exercidas são as de cabeleireiro, comércio de roupas e acessórios e serviços de entrega rápida.

Em 2013, a Secretaria Especial do MEI foi integrada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que se tornou responsável pelas ações voltadas aos microempreendedores da capital. Um ano antes da unificação, as unidades do CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo já incluíram o atendimento ao microempreendedor ao seu cardápio de serviços.

Nas unidades do CATe o munícipe pode utilizar diversos serviços gratuitamente, além de receber orientações sobre abertura de negócios e formalização. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também oferece diversas atividades e capacitações para os empreendedores e microempreendedores de toda a cidade. As ações são desenvolvidas em conjunto com a Ade Sampa e entidades parceiras.


Programação de capacitações para empreendedores:
Oficina - Formalização
Durante o encontro, os participantes aprenderão sobre os benefícios da formalização. A equipe técnica da Ade Sampa fará um passo a passo de abertura de uma empresa, além de tirar dúvidas sobre os direitos e obrigações de um empreendedor formalizado.

Data: 3 de julho
Horário: 9h às 11h
Local: Subprefeitura da Sé
Endereço: Rua Álvares Penteado, 49 – Centro

Como participar de feiras, tirar fotos e expor meu produto
Serão ensinadas técnicas de como tornar seu produto atrativo na hora de apresentá-lo em eventos, exposições e feiras.

Data: 15 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Sebrae Central
Endereço: R. 24 de Maio, 32 - Centro

Oficina – Ganhe Mercado
A atividade ajudará o empreendedor a conhecer melhor o público-alvo da sua empresa, saber como preparar uma variedade de produtos e serviços para atender às expectativas e ampliar o seu negócio.

Data: 17 de julho
Horário: 9h às 11h
Local: Subprefeitura da Sé
Endereço: Rua Álvares Penteado, 49 – Centro

Oficina - Fluxo de caixa
Funcionamento do fluxo de caixa, sua estrutura e aplicabilidade, auxiliando o empreendedor a tomar decisões com mais segurança. Durante o encontro, o participantes também receberá dicas para controlar movimentações financeiras do empreendimento.

Data: 30 de julho
Horário: 9h às 11h
Local: Subprefeitura da Sé
Endereço: Rua Álvares Penteado, 49 – Centro

 

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais