Ade Sampa promove palestra sobre exposição de produtos em feiras e artesanatos

Parceria com o Sebrae busca auxiliar profissionais a ampliar as oportunidades de negócios com artesanato

 
A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou, na segunda-feira, 16 de julho, a oficina “Como Participar de Feiras” sobre dicas de exposição pautadas no visual merchandising e fotografias de produto. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ocorreu na unidade central da cidade.

A palestra foi elaborada para contribuir com as ações dos participantes do programa Mãos e Mentes Paulistanas, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que apoia o artesanato e manualidades na capital. Segundo a palestrante Juliana Rita Segallio, uma das principais dificuldades dos artesãos é encontrar meios para valorizar a produção. “Não basta o produto ser bom, ele precisa ser melhor apresentado. Quando o artesão sabe expor bem já acrescenta um diferencial”, afirma.

Em um ambiente competitivo como feiras, o artesão precisa se diferenciar para alcançar um negócio próspero. A palestrante orientou o público com exemplos de como publicar os produtos em redes sociais, por exemplo. “É importante utilizar essas ferramentas que ampliam as chances de realizar novos negócios e se tornar conhecido. Avaliar a iluminação e composição dos produtos em fotografias são itens importantes nessa estratégia virtual”, complementa. Juliana Rita Segallio ainda destacou estratégias para se diferenciar nas vendas, como a importância de permitir que o cliente toque os produtos.

Uma das participantes do evento, Evanira Almeida, 54 anos, que trabalha com artesanato em uma entidade no Campo Limpo, enxerga na oficina uma maneira de suprir uma dificuldade que é a fotografia de produtos. “Achei importante as dicas que foram passadas na palestra para aumentar a visibilidade dos itens comercializados. Também foi uma oportunidade para que eu me informasse sobre a formalização para o MEI”, disse.

Por: Malu Domingues
mldpsantos@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais