Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional promove encontro com entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos

O encontro debateu ações de combate ao desperdício de alimentos e a importância da segurança alimentar e nutricional

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Cosan – Coordenadoria de Segurança Alimentar e nutricional realizou no dia 25 de julho, quinta-feira, um encontro com 50 entidades beneficiadas pelo programa Banco de Alimentos. O objetivo do encontro foi apresentar ações que combatam o desperdício de frutas, legumes e verduras, além de destacar a importância da segurança alimentar e nutricional.

A reunião, organizada no CEU Azul da Cor do Mar, na zona leste da capital, teve o apoio de nutricionistas do Conselho Regional de Nutrição – CRN, que contribuíram no debate. Na oportunidade, a equipe técnica da Cosan deu dicas de aproveitamento integral de alimentos utilizando cascas, talos e folhas de legumes, frutas e verduras.

“O programa de combate ao desperdício e à perda de alimentos além de destinar frutas, legumes e verduras em boas condições de consumo para pessoas em situação de vulnerabilidade, reduz o índice de resíduos orgânicos que antes eram encaminhados para aterros sanitários. A iniciativa promove também a empregabilidade e a qualificação beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, responsáveis pela coleta, triagem e encaminhamento dos alimentos para as entidades assistenciais cadastradas”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Atualmente, o programa Banco de Alimentos atende mais de 300 entidades assistenciais cadastradas, responsáveis pela produção de refeições e/ou sacolas de alimentos perecíveis, que são distribuídas para a comunidade gratuitamente. Além do programa de combate ao desperdício de alimentos, a iniciativa recebe doações de instituições privadas, redes atacadistas e varejistas.

Sobre o Banco Municipal de Alimentos

O Banco de Alimentos da cidade de São Paulo é um equipamento de Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A equipe do Banco de Alimentos recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades assistenciais. Estas entidades se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Em contrapartida, as entidades atendidas participam de atividades de capacitação e educação alimentar e nutricional.

Por: Malu Domingues
mldpsantos@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais