Prefeitura de São Paulo marca presença em uma das maiores feiras de artesanato da América Latina

Durante cinco dias, o evento reuniu artesãos e manualistas de diversas regiões do país

Entre os dias 2 e 7 de agosto a Prefeitura de São Paulo participou da Mega Artesanal, uma das maiores feiras de artesanato e manualidades da América Latina. O Programa Mãos e Mentes Paulistanas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participou do evento ofertando orientações de empreendedorismo, artesanato e atendimento aos artesãos que desejam participar do programa, que promove a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos.

“Lançamos o Mãos e Mentes em março deste ano e já estamos com mais de 700 artesãos credenciados. Deste número, 130 puderam comercializar os seus produtos durante a Feira Junina que realizamos na Praça da república”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Participar de um evento deste porte foi fundamental para incentivarmos a diversidade cultural que é retratada pelo artista, além de apresentar a política pública desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo para outros artesãos que desejam gerar renda”, completa.

Nos dias 2 e 6 de agosto, a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas esteve no estande da Elo7 com uma palestra sobre o programa e empreendedorismo. Já no estande da Prefeitura de São Paulo, além de receber orientações sobre o artesanato e manualidades, os artesãos puderam realizar a pré-inscrição para participar do programa.

“Fazer uma parceria como essa é extremamente importante para o programa e faz toda a diferença, porque assim conseguimos apresentar a iniciativa para todos os tipos de artesãos”, declara a coordenadora do Mãos e Mentes Paulistanas, Verônica Machado. “Durante a nossa palestra, destacamos a importância do artesão ser credenciado pelo programa. Desta forma, ele poderá participar dos eventos e feiras realizados pela Prefeitura e, consequentemente, ter o seu trabalho reconhecido por todos”, complementa.

Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

O setor
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. O setor é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de brasileiros e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.

Por: Damaris Rodrigues

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais