Freguesia do Ó sediou a pré-conferência da Política de Segurança Alimentar e Nutricional

Encontro macrorregional norte, que ocorreu na sede da subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia, discutiu eixos voltados à alimentação sustentável

O Comusan - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou na sexta-feira, dia 23 de agosto, no auditório da subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia a Pré-Conferência da Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Macrorregião Norte, para discutir ideias e projetos sobre alimentação saudável.

Entre os temas debatidos estiveram os avanços e obstáculos para a conquista do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; as ações e projetos estratégicos no território para a política pública de Segurança Alimentar e Nutricional e a participação social e intersetorialidade na construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN.

A secretaria adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, participou do encontro e destacou o trabalho desenvolvido pela administração municipal com o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos. “Atualmente 12 feiras livres e dois mercados municipais participam da ação, que já doou mais de 112 toneladas de frutas, legumes e verduras. Os alimentos arrecadados são distribuídos para 310 entidades socioassistenciais cadastradas em no Banco de Alimentos Municipal." salientou. Ana Carolina ainda enfatizou o importante trabalho realizado pela Amlurb em conjunto com a pasta. "A Prefeitura promove a coleta e descarte adequado de resíduos sólidos e os direciona para pátios de compostagem administrado pela Amlurb. Os restos de alimentos são transformados em adubo de qualidade, também utilizado pela própria administração em áreas verdes." explicou.

A presidente do Comusan, Vera Helena Lessa Vilela, enfatizou que as pré-conferências são preparatórias para a VII Conferência Municipal. “O objetivo principal do encontro é ampliar e fortalecer os compromissos políticos pela soberania alimentar e garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no SISAN”, explicou.

Betina Gerken Brasil, conselheira municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, destacou a importância do encontro. "É muito gratificante estarmos na zona norte, expondo nossas ideias e soluções no âmbito alimentar e claro, as discussões são válidas e necessárias".

Estiveram presentes ainda a subprefeita da Freguesia do Ó/Brasilândia, Sandra Santana, João Batista da subprefeitura Perus, Mario Maeda Junior, subprefeito Casa Verde/ Cachoeirinha, Celia Maria Vairo, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e representantes das subprefeituras Jaçanã/Tremembé, Santana Tucuruvi.


SOBRE O COMUSAN-SP

O órgão foi criado na I Conferência Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo, em 2001, oficializado pelo Decreto nº 42.862, de 13 de fevereiro 2003. O conselho é composto por membros, titulares e respectivos suplentes, dos quais 2/3 (dois terços) são representantes da sociedade civil organizada e 1/3 (um terço), representantes governamentais.

O Comusan-SP permite o diálogo e estimula a organização da sociedade na área de segurança alimentar e nutricional. O Conselho tem caráter consultivo e suas atividades envolvem propor, acompanhar e fiscalizar as ações do governo municipal nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e articular a implementação de ações voltadas ao combate das causas da miséria e da fome. Além disso, incentivar parcerias de caráter regional que garantam mobilização dos setores envolvidos e racionalização do uso dos recursos disponíveis e ajudar na formulação do plano municipal de segurança alimentar e nutricional, entre outros.

Por: Alfredo Bazzolli
albazzolli@prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais