Empreendedorismo negro foi celebrado na região central da cidade durante evento da Prefeitura de São Paulo

Atrações culturais, comida de rua e artesanato fizeram parte dos três dias de evento

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 28 de agosto, o último dia do Empreenda Afro. Participaram do evento cerca de 40 artesãos e manualistas negros e pardos credenciados pelo Mãos e Mentes Paulistanas, programa que promove a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. No local, os munícipes adquiriram diversos produtos artesanais, comida de rua e acompanharam a programação cultural exposta durante a semana.

“Pesquisas indicam que 16,8% dos empreendedores negros têm a renda de até um salário mínimo. Um dos principais objetivos da ação foi promover o acesso a mercado para que estes empreendedores possam gerar renda comercializando os seus produtos”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além disso, tivemos a oportunidade de celebrar a diversidade que encontramos em nossa cidade. O que só aumenta o valor cultural do artesanato”, completa.

A artesã Olinda Rodrigues, participante do Mãos e Mentes Paulistanas, estava presente na Feira comercializando pinturas em material de MDF. “Eu me inscrevi no programa com o objetivo de aumentar minhas chances de gerar renda com o meu artesanato. Atualmente tenho participado de diversas feiras e ações promovidas pelo Mãos e Mentes, o que me proporciona grandes oportunidades para o meu crescimento profissional”, destacou.

Os produtos artesanais expostos chamaram a atenção do público. Foi o caso do visitante Eduardo Lara, que estava passeando pelo centro da cidade e parou para assistir a apresentação da roda de samba. “O evento complementou a diversidade que encontramos no centro da cidade. Essa programação cultural é muito importante para que possamos reafirmar todas as culturas que existem em nosso país”, afirmou.

A ação foi realizada pelo Mãos e Mentes Paulistanas, programa que promove o artesanato na cidade e foi lançado em março deste ano. O Mãos e Mentes trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

O artesão ou manualista que obtiver o cadastro do Mãos e Mentes Paulistanas terá como benefício integrar a rede municipal de empreendedores do setor, participar de feiras e eventos da Prefeitura, cursos e oficinas, além de vender seus produtos nas lojas física e virtual da Prefeitura.

 

Por: Biatriz Cury
btcury@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais