São Paulo recebe a SP Maker Week 2019, evento que incentiva a tecnologia para o desenvolvimento de cidades sustentáveis

Ao longo de quatro dias, o evento irá promover atividades, palestras e oficinas com a cultura maker “faça você mesmo”

A 3ª edição da SP Maker Week, evento promovido pela Prefeitura de São Paulo, começou na última quarta-feira, 25 de setembro. O evento gratuito que explora o potencial de aplicação das novas tecnologias na construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas acontece até 28 de setembro, na Biblioteca Mário de Andrade e a Hemeroteca, no Centro de São Paulo.

"Mais uma ação importante para que a gente possa fomentar a cultura Maker. Para que a gente possa levar a cidade a ser um grande hub de inovação e de tecnologia, para que a gente possa gerar emprego e renda nesse setor”, comentou o prefeito Bruno Covas, no evento de abertura da Maker Week 2019, realizado no terraço da Biblioteca Mário de Andrade.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, participou do evento e destacou as ações de sustentabilidade, tecnologia e futuro do trabalho que são desenvolvidas pela Pasta. “A nossa cidade é muito vocacionada à tecnologia e é exatamente com essas pesquisas que nos mostram as tendências, vocações e profissões do futuro, que a gente traz muito conteúdo de qualificação profissional na área de tecnologia. Este é um dos nossos eixos estratégicos para que a gente fomente mais possibilidades de se empreender e de aproximar às pessoas que precisam da geração efetiva de renda, seja por um trabalho formal ou por alguma forma de empreendedorismo,” destacou.

Uma das ações desenvolvidas pensando nas profissões do futuro é o Green Sampa, programa que irá incentivar o desenvolvimento econômico sustentável do município, por meio do fomento a negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional. A iniciativa atuará em quatro eixos: mapeamento de atores locais; acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes com desafios de problemáticas da cidade; meetups para integração do setor e; qualificação no eixo da sustentabilidade.

A Prefeitura destinou para o programa cerca de R$ 8 milhões. O valor engloba o planejamento e execução de ações, entre elas mapeamento de atores, acompanhamento e desenvolvimento de startups verdes, hackathons e mentorias para o fomento de negócios sustentáveis, desafios que buscam soluções para problemáticas da cidade e encontros de conexão de startups com possíveis empresas investidoras.

SP Maker Week 2019
O evento é uma é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia e da rede FAB LAB Livre SP. Ao longo de quatro dias de programação, o público presente poderá contar com atividades como experimentação de drones, impressão 3D e robótica na educação. Além disso, serão realizadas oficinas, workshops, palestras e exposições sobre como as novas tecnologias podem impactar e transformar cidades mais inclusivas e inteligentes.

Serviço
SP Maker Week 2019
Data: 25 a 28 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – República) e Hemeroteca (Rua Dr. Bráulio Gomes, 125 – Centro Histórico)
Evento gratuito e aberto ao público

Programação completa: http://spmakerweek.prefeitura.sp.gov.br/doc/spmw19_livreto.pdf
 

Siga a SMDET nas redes sociais