Semdet participa de audiência pública sobre centro de convenções de Pirituba

Por Marta Régia Vieira

A Semdet - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho participou, nessa semana, de audiência pública convocada pela Câmara Municipal de São Paulo, para detalhar a proposta do Parque de Eventos de Pirituba, denominado Expo São Paulo. A construção do empreendimento visa fixar a capital paulista no seleto grupo de cidades capazes de sediar grandes eventos internacionais.

O diretor operacional da SPP- Companhia São Paulo de Parcerias, Saulo Rodrigues, esteve na audiência e falou da importância do complexo para São Paulo, uma vez que o município vem perdendo espaço para outras cidades vizinhas que estão investindo forte no turismo de negócios. “Hoje a nossa cidade demanda uma área de, pelo menos, 160 mil metros quadrados para exposições e convenções, uma vez que o Anhembi, com 75 mil metros quadrados, já enfrenta esgotamento de sua capacidade”, explicou Rodrigues às cerca de 180 pessoas presentes à sede da Associação Comercial Distrital Noroeste, onde foi realizado o encontro.

O evento contou, ainda, com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; da São Paulo Turismo; da Odebrecht, empresa responsável pela elaboração do projeto; além do subprefeito de Pirituba, Sérgio Carlos Filho, vereadores e líderes de associações de moradores locais.

O representante da Odebrecht destacou que o projeto, já em sua terceira versão, deverá ser entregue à Prefeitura até o dia 9 de julho. Uma comissão da Siurb-Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras terá trinta dias para analisá-lo. Após esse prazo, o projeto será submetido a outras audiências e consultas públicas, sendo que a licitação da obra está prevista para ser publicada em setembro deste ano.

Os estudos feitos pela Odebrechet, segundo o diretor de projetos da empresa, Aluizio Margarido, levam em conta as orientações do prefeito Gilberto Kassab no sentido de atender à redução de impactos ambientais e sociais, inclusive com a participação da população local com sugestões para que o projeto possa ser um agregador à região. Os moradores que participaram da audiência tomaram conhecimento que, para a construção do centro de convenções não estão previstas desapropriações.

O Projeto- O novo complexo de exposições visa atrair para a cidade de São Paulo, grandes eventos, feiras internacionais e convenções, como a Expo 2020. O empreendimento, que ocupará uma área de cinco milhões de metros quadrados em Pirituba, deverá ser construído em quatro fases, sendo que a primeira contempla: Centro de Exposições de 160 mil metros quadrados, planejado para operar com módulos de 20 mil metros quadrados com montagens simultâneas, garantindo muita flexibilidade e baixo custo de operação; Centro de Convenções com quatro mil lugares; área de exposições descoberta com 171 mil metros quadrados; shopping com 40 mil metros quadrados; dois hotéis de uma e duas estrelas; Centro de Logística e apoio; acesso viário pela Rodovia dos Bandeirantes e ferroviário pela CPTM, além de toda a infraestrutura necessária (canalização de córregos, redes de água e esgoto etc).

As demais etapas do projeto prevêem a construção de outros pavilhões de exposições, um hotel quatro estrelas, edifícios comerciais, além de arena multiuso e grande área para estacionamento.