Mais de 60 mulheres de Perus, zona norte, se formam no curso de capacitação empreendedora voltado para o público feminino

Curso foi oferecido em parceria pela Ade Sampa e Sebrae SP

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, participou na última sexta-feira, 27 de setembro, da formatura de 64 mulheres do curso de capacitação para mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento em parceria com o Sebrae SP, na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, em Perus.

"A parceria da Ade Sampa com o Sebrae-SP é fundamental para incentivar a geração de renda local, ajudando famílias que não possuem um trabalho formal, mas tem a veia empreendedora e sentem falta da qualificação para aperfeiçoar os seus negócios. Quem se qualificar hoje, pode contar com a equipe do Cate para se formalizar, obter seu CNPJ e tornar-se um Microempreededor Individual", destacou a Ana Carolina Lafemina. “Precisamos garantir que a inclusão da mulher no mercado de trabalho seja mais intensa e efetiva. O grande passo é aqui, o conhecimento adquirido é de grande importância para o futuro do seu negócio", completa.

O curso teve duração de 20 horas, sendo ministrado durante cinco dias por Wagner Barradas Sines e Joyce Silva dos Santos, gestora de projetos do Sebrae SP, que capacita as mulheres a obter mais ferramentas de gestão de negócios e empreendedorismo. Nessa etapa as regiões norte e sul participaram e a ideia é espandir para as demais regiões no próximo ano.

Para Joyce Silva, o número de mulheres inscritas no programa, que nunca tinha tido contato com o empreededorismo, foi surpreendente. "Tivemos um número de participantes surpreendente, não esperávamos. Isso mostra o quanto as mulheres estão querendo empreender na região que residem. Em sua maioria, o perfil era da mulher dona de casa, desempregadas e algumas com baixa escolaridade, há casos que não haviam nenhuma escolaridade. É gratificante ver a participação local nesses programas de capacitação e não podemos esquecer que, sem o apoio da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, nada teria acontecido", disse Joyce Silva dos Santos.

 

Por: Alfredo Bazzolli
albazzolli@prefeitura.sp.gov.br

 

Siga a SMDET nas redes sociais