PROvarejo qualifica trabalhadores das zonas leste e oeste no mês de outubro

Programa já capacitou dezenas de trabalhadores nas duas primeiras turmas realizadas em setembro

A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Grupo Carrefour Brasil, realiza o PROvarejo, programa de qualificação profissional voltada ao setor de atendimento, varejo e perecíveis. A iniciativa, que será realizada durante 12 meses, atende às regiões de Cidade Tiradentes e Lapa no mês de outubro.

“O curso, além da certificação, trabalha os aspectos socioemocionais do trabalhador, diferenciando-o entre os concorrentes por uma vaga de trabalho. Deste modo, o candidato tem um melhor preparo para participar de processos seletivos e entrevistas de emprego”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Já capacitamos dezenas de trabalhadores nas duas primeiras turmas. Com as unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo vamos atender toda a cidade, facilitando o deslocamento dos participantes”, completa.

Ministrado pela Rede Cidadã São Paulo, o curso abre oportunidades para 30 pessoas por turma e tem duração de seis dias úteis, totalizando 18 horas de aula. Além de destacar os conceitos de atendimento no setor de varejo; higiene; perecíveis e logística, os encontros abordam as habilidades socioemocionais de cada participante, incentivando-os a explorar suas melhores características e aptidões.

“Participar do PROvarejo junto à Fundação Paulistana é uma contribuição da companhia para causas sociais importantes da atualidade. A capacitação profissional pode oferecer oportunidades de emprego, empreendedorismo, e é uma iniciativa que nos enche de orgulho e nos permite um posicionamento de empresa cidadã”, avalia Lucio Vicente, head de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Após a conclusão do curso, cada aluno recebe duas certificações, sendo uma da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e a segunda da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Ao finalizar a capacitação, os trabalhadores são encaminhados para um processo de triagem que abastece o Banco de Talentos do Carrefour, utilizado para futuras contratações da Rede.

Os moradores de Cidade Tiradentes interessados em participar deverão comparecer ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, localizado na Av. Inácio Monteiro, 6900, no dia 7 de outubro às 10h. Quanto aos interessados residentes da Lapa, o processo de inscrição acontecerá no dia 21 de outubro no Cate Lapa, localizado na Rua Guaicurus, 1100, também às 10h. Para o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF, certificado de reservista (para homens), comprovante de residência, carteira de trabalho, PIS e cartão de vale transporte. As vagas são limitadas.

Sobre a Fundação Paulistana
Entidade da administração indireta da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Com o papel de promover a educação profissional, o trabalho e a cultura, visa o desenvolvimento social, tecnológico, territorial e econômico solidário, priorizando a periferia da cidade de São Paulo.

A Fundação Paulistana possui dois equipamentos públicos: o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) e a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti – ambos localizados na Cidade Tiradentes, distrito da Zona Leste de São Paulo.

Serviço
Turmas de outubro do do PROvarejo - Inscrições presenciais

Cidade Tiradentes
Inscrições: 7 de outubro às 10h
Curso: 8 a 15 de outubro (9h às 13h e 14h às 18h)
Endereço: Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes

Lapa
Inscrições: 21 de outubro às 10h
Curso: 22 a 29 de outubro das 9h às 13h
Local: Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo – Unidade Lapa
Endereço: Rua Guaicurus, 1100 – Lapa.
Capacitação gratuita

Por: Miguel Guedes
miguelguedes@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMDET nas redes sociais