Prefeitura realiza encontro para debater as vocações da cidade de São Paulo

Seminário apresentou os resultados do debate construído durante as oito oficinas participativas do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São Paulo realizou nesta terça-feira, 26 de novembro, o Seminário Estruturador sobre o Desenvolvimento Econômico na Cidade de São Paulo. A atividade teve como objetivo reunir as percepções de especialistas, munícipes, representantes de instituições e autoridades que discutiram sobre as vocações econômicas durante as oficinas participativas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, organizou oito encontros, em todas as regiões da cidade, para reunir atores da sociedade civil e da iniciativa privada para ajudar na construção do primeiro Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo. As oficinas ocorreram com o apoio do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O documento irá propor a melhoria da geração de trabalho, emprego e renda da capital até 2030 com o foco no desenvolvimento regional, mapeando as vocações econômicas, as tendências e oportunidades de todas as regiões da cidade.

“Por meio das oficinas pudemos debater com a sociedade civil as possíveis vocações profissionais de cada região da capital. Com esses encontros podemos ter uma noção do que a população espera do poder público e desta forma desenvolver políticas públicas especificas de acordo com cada potencialidade regional”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O principal objetivo do Plano de Desenvolvimento Econômico é capacitar os trabalhadores e empreendedores para que eles possam atuar próximo de suas moradias, sem precisar se locomover muito para gerar renda”, completa.


Durante o seminário, foram apresentados os resultados dos encontros de desenvolvimento econômico. Para este levantamento foram utilizados os dados socioeconômicos de fontes secundárias e as potencialidades das regiões, de acordo com as organizações sociais entrevistadas.

Participaram destes encontros mais de 200 pessoas, sedo que 158 faziam parte da sociedade civil organizada. Durante as atividades, foram apresentados alguns dados sobre o mercado de trabalho, que foram usados como base para discutir as potencialidades de cada região. Os participantes puderam propor a criação de ações e serviços que podem contribuir com o desenvolvimento regional. Entre as principais sugestões estão a diversificação gastronômica, realização de eventos e o apoio à tecnologia e inovação.

A Ade Sampa realizou no início do ano o mapeamento de organizações de base territorial, que atuam com geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico local para que possam contribuir com o estudo e também na aplicação das ações regionais da agência.

Para complementar o documento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está realizando uma pesquisa online. O objetivo é que os cidadãos participem desta construção contribuindo com opiniões e análises sobre seu bairro. Para responder a pesquisa acesse: http://bit.ly/futurosp

Por: Damaris Rodrigues

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais