Ideathon sobre a mulher negra no mercado de trabalho será promovido pela Prefeitura de São Paulo

Durante nove horas de evento, os participantes deverão propor soluções para os desafios que o público enfrenta nas oportunidades de geração de renda

Estudantes paulistanos receberão mentorias para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da inserção da mulher negra no mercado de trabalho. A Ideatona é realizada pela Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento, entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, no dia 16 de dezembro. A iniciativa é a modalidade selecionada para apresentar alternativas criativas e tecnológicas, com o objetivo de incentivar os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para desafios enfrentados por mulheres negras no mercado.

São oferecidas 60 vagas para estudantes que se dividirão em grupos e receberão apoio de mentoras inseridas na temática para desenvolverem em conjunto soluções inovadoras para os desafios de como incluir jovens de diversas faixas etárias no mercado de trabalho. As palestras que compõem o evento serão conduzidas por empreendedoras com experiência nas temáticas a serem propostas, em formato participativo de roda de conversas.

As mentorias terão como foco assuntos como a autovalorização em contextos de desigualdade; papel e desafios da educação na inclusão produtiva; trabalho tradicional e demandas mercadológicas; empreendedorismo social e trabalhabilidade. Ao final do evento, os participantes deverão apresentar um pitch da ideia em até cinco minutos, falando sobre o desafio e com detalhes da solução prevista.

A ação é uma continuidade da BlackTeKFest - Feira de Experiências Tecnológicas que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro deste ano, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O encontro contou com a participação de Flávia Mota, empreendedora da Nó da Nega; Ana Minuto, empreendedora e coaching; Renato Azevedo, da Produção Preta e conselheiro da Comunidade Negra SP e Eliza Gabriel, também conselheira na mesma entidade.

A atividade será composta por pautas de fomento ao empreendedorismo negro e ao afroempreendedorismo, visando propor alternativas criativas e tecnológicas com base nas vocações territoriais e culturais para a construção de um ecossistema do público acadêmico negro para a comunidade em geral.
A ação será realizada em parceria com a Creditas, Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Cielo, Ana Minuto Coach e a Adidas.

Serviço
Ideatona - Ideathon para universitários
Data: 16 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Local: Impact Hub
Endereço: R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 433 - Pinheiros
Inscrições: http://www.bit.ly/ideathonnegra

Por: Dante Souza

 

Siga a SMDET nas redes sociais