Pré-inscrição para 4 mil vagas em cursos de qualificação começam na segunda-feira, dia 20

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, inicia no próximo dia 20 a pré-inscrição para os cursos do Planteq – Plano Territorial de Qualificação. O convênio com o governo federal e que conta com verba do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalho, possibilitará a abertura de cerca de 4 mil vagas para moradores da cidade de São Paulo com idade acima dos 16 anos. Também é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio, além de estar desempregado.


Os cursos de Atendimento e Organização de Eventos, Atendente de Comércio Varejista, Auxiliar de Departamento Pessoal, Informática para o Mercado de Trabalho e Auxiliar em Rotinas Administrativas atendem às demandas no mercado de trabalho e às solicitações de qualificação feitas no CAT - Centro de Apoio ao Trabalho.
Segundo o secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Marcos Cintra, o convênio contribui para a formação de mão de obra. “Há diversas vagas na cidade de São Paulo não preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Com os novos cursos, temos a meta de inserir no mercado de trabalho 20% dos participantes certificados”, ressalta.


Todos os cursos, com 200 horas de aula e duração de 50 dias, terão módulos comuns abordando temas como Educação Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho; assim como português, matemática e informática. Para o módulo específico serão dedicadas 136 horas.


Para fazer a pré-inscrição é necessário dirigir-se às unidades do CAT e levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de endereço e de escolaridade. No ato, será feita a escolha pelo curso e a indicação da região da cidade onde o participante pretende estudar. A previsão de início das aulas é setembro e os alunos serão comunicados para formalizar a inscrição.
As aulas acontecerão nos períodos manhã, tarde e noite e os estudantes receberão auxílio transporte, lanche e material didático (apostila, caderno, canetas, lápis, apontador, borracha e régua).

Por Solange Borges