Moradores da zona norte terão orientações de alimentação saudável e geração de renda na gastronomia

Oficina gratuita dará destaque ao consumo de frutas, legumes e verduras de maneira criativa e inovadora

 Na quarta-feira, 11 de março, o Cresan Vila Maria recebe uma oficina sobre hábitos saudáveis na alimentação e geração de renda por meio de marmitas saudáveis. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é gratuita e aberta para todas as idades, sendo uma alternativa para quem busca a reeducação alimentar ou investir no ramo de gastronomia.

“O objetivo deste tipo de atividade é conscientizar o participante sobre o uso integral dos alimentos. Cascas e talhos de frutas são muitas vezes descartados, sendo que é possível fazer uma série de receitas deliciosas e saudáveis com estes ingredientes”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além disso, atitudes como esta reduzem o índice de resíduos orgânicos que são encaminhados para os aterros sanitários da cidade diariamente”, completa.

A couve é muito usada em diversos preparos e, se tornou a base na confecção de pratos típicos como o caldo verde em Portugal e o caldo de Berças na Galiza. No Brasil, o alimento é indispensável para um dos pratos tradicionais do país, como na famosa feijoada. A hortaliça pode ser semeada entre os meses de março a julho, sendo resistente ao frio e as doenças, capaz de se adaptar em qualquer tipo de solo.

“A oficina visa mostrar a população um cardápio balanceado voltado para o dia a dia e procurando sempre a utilização integral dos alimentos”, comenta Lucia Verginelli, que ministrará a atividade. O público terá acesso a algumas receitas como suco e torta de couve; o tradicional prato português, caldo verde e de sobremesa, um bolo.

O encontro é uma alternativa para quem deseja empreender no setor da gastronomia, sendo uma oportunidade de geração de renda com a venda de alimentos saudáveis. O MEI – Microempreendedor Individual garante ao trabalhador uma série de benefícios e facilitações, como acesso ao crédito. Acesse o link e saiba mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/mei/

Para participar da oficina, basta ter 16 anos ou mais e comparecer no Cresan Vila Maria na quarta-feira, 11 de março, às 9h. A atividade é gratuita, não sendo necessário se inscrever. Se possível, leve seu avental e protetor de cabelo (touca ou lenço).

Serviço
Oficina de Cardápio Saudável
Quando: 11 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Cresan Vila Maria
Endereço: Rua Sobral Júnior, 264
Informações: 2967-0755
Atividade gratuita

Por: Malu Domingues

Siga a SMDET nas redes sociais