Participação feminina no setor tecnológico foi discutida durante evento na região central da cidade

Promovida pelos governos federais e municipais, a programação contou com palestras e orientações para as empreendedoras da capital

A região central da cidade recebeu nesta quinta-feira, 12 de março, o primeiro evento imersivo do Mulheres Inovadoras, programa que selecionará 20 startups lideradas por mulheres para receber aceleração e premiar cinco destas com R$ 100 mil cada. Durante o dia, foram apresentados painéis e workshops, além de orientações sobre a inscrição para o edital do programa. A iniciativa é resultado de uma parceria da Finep, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Ade Sampa.

Durante a abertura do evento, realizado na Escola de Negócios do Sebrae, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, destacou a importância da participação feminina no setor de tecnologia e inovação.

“A Prefeitura de São Paulo já conta com iniciativas que promovem a participação feminina em setores predominantemente masculinos. O Vai Tec, por exemplo, impulsiona e acelera negócios de jovens das periferias da cidade. Em sua última edição, o programa foi composto por 51% de mulheres, um número inédito desde a sua criação”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Esta parceria é fundamental para que continuemos incentivando e apoiando o crescimento da presença feminina em setores que fazem parte das profissões do futuro”, complementa.
O primeiro painel, realizado após a abertura, teve como tema os desafios enfrentados pelas empreendedoras no mercado. Moderado pela secretária Aline Cardoso, participaram da roda de conversa a CEO da MOOAI, Tania Gomes; a CEO da IAPRENDI, Pâmela Ponce e a sócia-executiva da We Fab e Vice-coordenadora do centro de Inovação da FGV-EAESP, Luciana Hashiba.

“O setor tecnológico está em constante crescimento. Estamos passando por um momento de transformação digital, em que a tecnologia está presente até nas pequenas coisas do nosso cotidiano. Consequentemente, o mercado tem exigido que cada vez mais pessoas capacitadas desenvolvam essas tecnologias. Incluir as mulheres neste ramo promove a empregabilidade delas no setor, como também a quebra de tabus enfrentados anteriormente”, declarou a assessora especial do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC, que representou o Ministro Marcos Pontes durante a abertura do evento.

Durante o evento foi apresentado o edital do programa Mulheres Inovadoras. Mais de 100 mulheres presentes puderam tirar dúvidas sobre as inscrições que vão até 16 de março.

“O Programa Mulheres Inovadoras surge com o intuito de desenvolver o protagonismo feminino no universo da tecnologia, promover a interação entre empreendedoras, criar ambientes mais propícios para a diversidade e representatividade no mercado, além de acelerar negócios desenvolvidos por mulheres”, comenta o diretor administrativo da Finep, André Godoy, representando o presidente da Finep, Waldemar Barroso. “Um estudo recente apontou a cidade de São Paulo como uma das 25 melhores cidades para as mulheres empreenderem, por isso, a nossa parceria com a Prefeitura de São Paulo é de extrema importância para fortalecermos o ecossistema empreendedor instalado na capital e apoiar mulheres que buscam gerar renda de maneira inovadora.”


Programa Mulheres Inovadoras
Desenvolvido para fomentar a participação de mulheres no empreendedorismo e na liderança de negócios voltados à área de tecnologia, a iniciativa selecionará 20 startups lideradas por mulheres para receber aceleração durante um mês, destas, cinco serão premiadas com R$ 100 mil cada.

A iniciativa é resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), a Finep - Financiadora de Estudos e Projetos e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As ações contam ainda com o apoio da Founder e da Rede Mulher Empreendedora (RME).

As inscrições para participar da seleção de projetos podem ser feitas pelo site www.bit.ly/inscricaomulheresinovadoras

 

Siga a SMDET nas redes sociais