Texto da Lei Municipal de Inovação entra na fase final de elaboração

Por: Solange Borges

A reunião do CMCT&I - Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação realizada dia 14, foi pautada pela continuidade das discussões em torno da Lei Municipal de Inovação, que está na fase final de preparação do texto e tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas sediadas na cidade de São Paulo em áreas como as de pesquisa tecnológica.

Para o coordenador de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, José Alexandre Sanches, “é pequeno o número de empresas no Brasil com política própria de inovação tecnológica”. Sanches complementou que “o país está tentando rever essa questão e que a Prefeitura de São Paulo dará sua contribuição a este desafio com a criação da lei”.

O encontro dos conselheiros serviu também para conhecerem os resultados preliminares do C-40, evento que reuniu prefeitos das maiores cidades do mundo em São Paulo entre os dias 31 de maio e 03 de junho para discutir medidas de combate às mudanças climáticas. De acordo com o professor Oswaldo Massambani, um dos organizadores do evento, o C-40 foi oportuno para mostrar a urgência por mudanças que fujam do modelo econômico baseado na produção de alto carbono. “A economia verde deve ser o foco das grandes cidades para serem minimizados os impactos no meio ambiente. São Paulo foi sede desse evento por estar buscando soluções efetivas para o problema, mas há ainda muito por fazer como investimentos na educação, por exemplo, a fim de formar próximas gerações mais conscientes”, afirmou Massambani.