População passa a contar a partir desta segunda (11), com 13 Cates para solicitar auxílio emergencial e seguro-desemprego

Todas as unidades atendem com agendamento prévio pela central 156 ou pela internet no portal do serviço

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, inicia nesta segunda-feira, 11 de maio, a ampliação do número de unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo reabertas na capital. A retomada do atendimento à população começou em 29 de abril com nove postos e agora serão 13 Cates com serviços de habilitação do seguro-desemprego e requisição do auxílio emergencial do governo federal.

Os bairros de Santana, Itaim Paulista, São Mateus e Jabaquara foram escolhidos nessa fase de ampliação, que contribuirá para um aumento de 43% na capacidade de atendimento dos postos, passando para 2 mil pessoas por dia.

“A ampliação das unidades abertas atende a um pedido do prefeito Bruno Covas que tem conduzido um trabalho intersecretarial para minimizar os impactos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus e ajudar a população que está com dificuldade para acessar esses benefícios. Para reabrir os Cates e evitar aglomerações foi necessário atuar em conjunto com a Secretaria de Inovação e Tecnologia, que tem feito o agendamento a fim de evitar aglomeração de pessoas durante o atendimento”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para ser atendido é obrigatório o agendamento pela central 156 ou pela internet no site do portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. Estão agendadas para essa semana 8.729 pessoas, sendo para essa segunda-feira (11), 1.937 pessoas distribuídas pelas 13 unidades.

“Desde o início do serviço, reforçamos a estrutura de atendimento da Central SP156 para absorver a alta procura dos cidadãos, abrindo também a possibilidade do agendamento via internet”, comenta o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós. “Nesta etapa de ampliação, vamos utilizar também a estrutura existente no Descomplica SP, que já oferece serviços do Cate, para ajudar a população”.

Mais de 5 mil atendimentos

Já passaram pelas nove unidades reabertas do Cate 5.417 pessoas, sendo que 67% delas buscaram a habilitação do seguro-desemprego ou a resolução de pendências deste benefício. O auxílio emergencial ocupa os 33% restantes, sendo este o serviço que apresenta o maior índice de desistência no comparecimento do cidadão, em torno de 47%. A central 156 já contabilizou mais de 36 mil agendamentos dos serviços disponibilizados.

“Com o atendimento dos Cates esperamos reduzir as filas nas agências da Caixa Econômica Federal na capital, principalmente aquelas pessoas que vão até as agências porque não sabem utilizar o aplicativo ou não tem acesso aos recursos tecnológicos, tornando inviável conseguir o benefício”, destaca Aline Cardoso.

Como agendar o atendimento

As pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial devem ligar para a central 156 da Prefeitura de São Paulo ou acessar a página principal do Portal SP156 no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. No uso por telefone, a gravação do serviço informa as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.

No atendimento presencial, é necessário apresentar todos os documentos orientados pela central 156. Na chegada do cidadão, é confirmado se consta na lista de pessoas agendadas e conferidos os documentos. Quem for atendido nas 13 unidades do Cate encontrará os postos seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social em filas e assentos, além do uso obrigatório de máscaras pelas equipes técnicas e usuários. No local, é oferecido álcool em gel e máscaras descartáveis, caso a pessoa chegue ao local sem a proteção.


Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:

Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:

Para o Trabalhador Doméstico:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)

Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:

1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808

Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400

Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201

Internet

Seguro-Desemprego
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego

Auxilio Emergencial do Governo Federal
https://auxilio.caixa.gov.br/

 

 Por: Solange Borges

 

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