Prefeitura e Votorantim capacitam profissionais de serralheria de alumínio

Regina Ramalho

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, assinou nessa última segunda-feira, dia 27 de junho, o Termo de Cooperação com o Instituto Votorantim, para a capacitação profissional de 128 jovens com idades entre 18 e 29 anos para a função de serralheiro de alumínio. A ação, desenvolvida desde 2003, faz parte do projeto “Futuro em nossas mãos” e contribuiu para a formação de 8 mil pessoas. Desde então, o curso vem funcionando como uma das principais formas que o grupo Votorantim encontrou para atrair o público jovem para o setor de construção civil que, nos dias atuais, enfrenta um apagão de mão de obra em todas as regiões do país.

Durante a cerimônia de assinatura realizada na sede da Votorantim, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho  ressaltou a importância do projeto. “O emprego é a melhor forma de inserção social e resgate da cidadania”, afirma. O secretário lembrou ainda que muito embora os indicadores apresentem índices positivos de empregabilidade, os jovens estão entre as pessoas com maior dificuldade de obter uma vaga. “Os jovens, por falta de experiência e capacitação, estão entre a parcela da população com menor expectativa de emprego, por isso, ações como a realizada pelo Instituto Votorantim devem ser reproduzidas por outras empresas e órgãos”, disse.

A vice-presidente do Instituto Votorantim, Ana Helena de Moraes Vicintin, falou sobre a importância do auxílio mensal oferecido pela Prefeitura de São Paulo aos alunos. “Um dos grandes desafios do Instituto é a permanência dos jovens nos cursos de formação; muitos desistem por terem que realizar alguma atividade que contribua para o orçamento de suas famílias. O auxílio mensal fornecido pela Semdet funciona como um incentivo para que o jovem permaneça na sala de aula até o fim da capacitação”, argumenta.

O diretor da Votorantim Metais, Marcos Palmieri, destacou a importância da parceria. “A Votorantim Metais é corresponsável pelo desenvolvimento sustentável das localidades em que atua e, por formar cidadãos conscientes, contribui para a mudança da realidade dos jovens brasileiros. Essa transformação social só é possível por meio de alianças como a que estamos realizando com a Prefeitura e o Centro de Apoio ao Trabalho, além de outros parceiros”, declarou Palmieri.

“Futuro em nossas mãos”- Os cursos do projeto serão ministrados no Senai-SP em julho deste ano, de segunda a sexta, com carga horária de 4 horas diárias, para oito turmas com dezesseis alunos cada, sendo três ainda esse ano e as outras cinco até o final de 2012.

Os jovens serão beneficiados pelo POT- Programa Operação Trabalho, da Prefeitura, com o auxílio pecuniário mensal de R$ 381,50. Os cursos estão divididos em dois módulos: Serralheiro de Alumínio e Gestão e Serralheiro de Alumínio, Gestão, Instalação e Manutenção.

 

Os módulos abordam capacitação teórica e prática para a instalação e manutenção de esquadrilhas de alumínio, além do aprimoramento de competências como organização de trabalho e projeto de vida.