Programa Tem Saída é tema de roda de conversa promovida pela ONU Mulheres

Iniciativa da Prefeitura voltada às mulheres em situação de violência doméstica e familiar conta com mais de 40 empresas

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo participou nesta terça-feira, 9 de junho, da Roda de Conversa sobre o Programa Tem Saída e o Pacto Global da ONU, promovido pela ONU Mulheres. O encontro virtual, mediado por Fernanda Castro Fernandes, consultora da organização, reuniu representantes de empresas signatárias da entidade para troca de experiências e para conhecer o Tem Saída.

Os empregadores que integram o pacto se comprometem com os princípios de empoderamento das mulheres. A iniciativa reforça o compromisso das companhias signatárias com a igualdade de gênero e com a criação de uma rede de compartilhamento de informações sobre boas práticas adotadas em outros países.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, foi representada na videoconferência pela coordenadora de Gênero, Núbia Minardi, que durante a reunião explicou como funciona o Programa Tem Saída, além de sanar as dúvidas dos participantes. “É um programa amplo que conta com várias parcerias para dar o suporte necessário para que a mulher em situação de violência doméstica possa alcançar a autonomia financeira. Com mais empresas sensibilizadas para esse problema aderindo ao programa, teremos condições de buscar novos postos para recolocar essas mulheres”, afirma.

O Programa Tem Saída conta com mais de 40 empresas de segmentos como serviços, comércio, saúde e moda, e viabilizou emprego para cerca de 400 mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Já passaram por atendimento por volta de 800 mulheres, que são acolhidas e orientadas em processos seletivos no Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismos, administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Mais de 600 foram encaminhadas para processos seletivos.

“Acreditamos que o programa é de fato uma possibilidade de a mulher sair do ciclo de violência e por isso a Sodexo foi uma das primeiras empresas a aderir ao Tem Saída. Já contratamos mais de 50 mulheres e no momento, cerca de 30 estão conosco, algumas conseguiram ser promovidas nesse período.”, explica Lilian Rauld, gerente de Diversidade e Inclusão na Sodexo, uma das empresas parceiras do Programa Tem Saída, desde 2018.

O Programa Tem Saída é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres. Diante das ações de enfrentamento ao coronavírus a iniciativa mantém o atendimento online, pelo email temsaida@prefeitura.sp.gov.br, às empresas que desejam aderir ao programa e ofertar vagas de emprego para esse público.

Por: Solange Borges

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais