Empreendedores da capital podem formalizar e regularizar seus negócios de maneira on-line

Sistema Empreenda Fácil passa a atender todo o ciclo de vida de empresas da capital, concentrando serviços em uma única plataforma

Empreendedores da capital podem contar com um sistema ainda mais fácil para a regularização de seus negócios. Com a integração da Prefeitura de São Paulo ao sistema Via Rápida Empresa (VRE REDESIM) da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o portal Empreenda Fácil passa a oferecer serviços de abertura, alteração, baixa e licenciamento de empresas de maneira completamente digital, sem necessidade de atendimento presencial.

Todos os novos processos passam a ser realizados no novo sistema integrador, desta forma, pedidos de abertura que não foram concluídos até 11 de junho no atual Registro e Licenciamento de Empresas (RLE) devem migrar para o VRE REDESIM. O passo a passo completo de constituição e migração podem ser consultados no site: http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br.

Com o pedido de abertura de empresas sendo realizado em meio eletrônico, o prazo de análise se tornou ainda menor. O que até então levaria 100 dias, passou a ser aprovado em uma média de três, uma vez que todos os procedimentos municipais, estaduais e federais estão concentrados em uma única plataforma, permitindo agilidade e desburocratização no processo.

A centralização de informações no portal permite que os empreendedores da capital consigam efetuar a análise de viabilidade de abertura; tenham acesso ao Coletor Nacional da Receita Federal para preencher o DBE (Documento Básico de Entrada), necessário para práticas com CNPJ, assim como consigam seu registro em Junta Comercial, OAB ou Cartório; e realizem o registro municipal e seu licenciamento em uma única plataforma.

O portal foi construído em uma parceria da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia com a Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo.

A Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, também está atendendo os empreendedores da capital durante este período de pandemia. Nos canais de atendimento on-line, os munícipes podem tirar dúvidas sobre nota fiscal, abertura e fechamento de empresas e linhas de crédito.

Confira todos os serviços disponíveis:

• Formalização do MEI - Microempreendedor Individual;
• Declaração Anual do Simples Nacional;
• Alteração de CNAE -Classificação Nacional de Atividades Econômicas;
• Cancelamento do cadastro do MEI;
• Parcelamento do DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional;
• Emissão da senha Web;
• Configuração de Nota Fiscal Paulista;
• Consulta do CCM - Cadastro de Contribuintes Mobiliários, CCMEI - Certificado de Condição de Microempreendedor Individual e CNPJ;
• Orientações sobre linha de crédito do Banco do Povo.

Abaixo, confira os canais de atendimento:

• Telefone: (11) 4210-2668
• WhatsApp: (11) 9 9708-5130, (11) 9 9449-1311 e (11) 9 4284-6067
• E-mail: atendimento@adesampa.com.br

 Por: Letícia Baie

Siga a SMDET nas redes sociais