Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa de live comemorativa pelos 15 anos da SMPED

O encontro virtual abordou as parcerias e o cenário atual com a pandemia pelo coronavírus

 

A Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 24 de junho, uma live comemorativa pelos 15 anos de criação da pasta. O encontro virtual contou com a participação da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ana Carolina Lafemina, e de Luiz Carlos Lopes, diretor de Planejamento e Gestão da Política de Atendimento na Secretaria de Informação e Tecnologia.

Foram destacadas no bate-papo as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também as parcerias com a SMPED. “O trabalho intersecretarial da Prefeitura é de muita importância e conseguimos colocar em prática o Contrata SP que já conta com nove edições e cerca de 10 mil atendimentos. A ação aproxima as empresas e o profissional com deficiência que busca a recolocação no mercado de trabalho”, ressalta Ana Carolina Lafemina. “Essa aproximação também foi fortalecida neste período de pandemia onde atuamos em conjunto em várias frentes como na distribuição de cestas básicas pelo Banco de Alimentos e na produção de máscaras de tecido, que estão sendo entregues às comunidades carentes na capital”, reforça.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, ressaltou o novo panorama do teletrabalho e as oportunidades que podem surgir neste cenário em decorrência da pandemia pelo coronavírus. “O trabalho remoto pode trazer uma nova visão para o profissional com deficiência e estamos atentos a essas possibilidades. Na Prefeitura que está atuando com parte dos servidores neste tipo de trabalho, fizemos uma pesquisa junto aos profissionais com deficiência, cerca de 400, e houve um retorno positivo quanto à produtividade."

O diretor Luiz Carlos pontuou as discussões que precisam surgir no chamado “novo normal”, depois de passada a pandemia, nos aspectos que envolvem a Lei de Cotas. “É importante que a possibilidade de ampliação do teletrabalho não estimule que as empresas deixem de investir em espaços acessíveis nos ambientes de trabalho a fim de deixar as pessoas com deficiência apenas em casa”, afirma.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência foi criada em 1º de abril de 2005 e nesta gestão foram implementadas ações como o Programa de Tecnologia Asssistiva para Estudantes e Servidores Municipais com Deficiência, Paroficina Móvel, Programa Cultura Inclusiva, o Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência. Outras ações da SMPED como o Selo de Acessibilidade Digital, que atesta os sites acessíveis da Prefeitura de São Paulo já foi entregue à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a parceria com a Central de Intermediação em Libras (CIL), que atua nos Cates, auxilia na mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos durante o atendimento.

 Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais