Programa Tem Saída completa dois anos com lives pela Semana de Combate à Violência Contra a Mulher

As transmissões ao vivo contaram com convidados que debateram o tema da violência contra a mulher

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, aconteceu a última live da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher, comemorativa aos dois anos do Programa Tem Saída. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho contou com diversos participantes que abordaram o tema da violência contra a mulher. Foi também anunciado o lançamento da cartilha Basta!, de apoio às vítimas de violência e também para orientação de empresas, a expansão o atendimento do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, em todas as regiões de São Paulo, totalizando cinco unidades com serviços do Tem Saída, além da nova parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Foram cinco encontros virtuais, de 3 a 7 de agosto, na página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Em cada transmissão foi explorada uma temática diferente, como masculinidade tóxica; identificação das vítimas de violência doméstica; o papel da Defensoria Pública no enfrentamento da violência; as boas práticas da iniciativa privada, as ações do Programa Tem Saída, entre outras.

“O Tem Saída nasceu de uma parceria do Ministério Público, da Prefeitura de São Paulo, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, da OAB e da ONU Mulheres com o objetivo de romper o ciclo de violência doméstica e familiar através da independência econômica das mulheres”, diz a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “É um programa qualitativo e não quantitativo e em dois anos já proporcionamos emprego para cerca de 400 mulheres, um feito para uma ação que até pouco tempo não era nem discutido nas empresas e agora já vemos outras cidades pelo país replicando o programa”, finaliza.

A promotora de Justiça, Gabriela Manssur, participou de duas transmissões ao vivo e falou sobre a idealização do Programa Tem Saída e da atuação do Ministério Público no enfrentamento à violência doméstica e familiar. “O isolamento social acarretou no aumento da violência contra a mulher e por isso tivemos que nos reinventar. As mulheres agora podem denunciar pelos canais eletrônicos e contar cada vez mais com o Tem Saída, uma ação fortalecida ao longo dos anos”, explica.

O Programa Tem Saída completou dois anos nesta quinta-feira, 6 de agosto, assim também como a Lei Maria da Penha que fez 14 anos de existência, nesta sexta-feira (7), sendo considerada pela ONU a terceira melhor no combate à violência contra a mulher. A Semana de Combate à Violência Contra a Mulher foi realizado nesta semana em virtude dessas duas datas.

A gerente da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, foi uma das convidadas da live do último dia da semana e falou sobre a plataforma gratuita da entidade que tem como função orientar as empresas para lidar com a questão da violência de gênero dentro das empresas. “Para mudar uma cultura é necessário conversas constantemente. Cada um tem que fazer a sua parte e muitas empresas estão entendendo essa necessidade e implementando ações como vemos nesse bate-papo hoje com a Sodexo e Carrefour, presentes desde o início do Tem Saída”, enfatiza.

O Programa Tem Saída

O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, conta com mais de 40 empresas de segmentos como serviços, comércio, saúde e moda, que já empregaram cerca de 400 mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Por: Bianca Feldmann

 Siga a SMDET nas redes sociais