Prefeitura de São Paulo mantém edital aberto para produzir mais 1 milhão de máscaras

Primeira remessa de equipamentos de proteção produzidos foi distribuída a pessoas em vulnerabilidade social e para servidores na linha de frente da pandemia do coronavírus

A Prefeitura de São Paulo está com edital aberto no valor de até R$ 3 milhões para selecionar microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedor individuais e cooperativas para a confecção de 1 milhão de máscaras de algodão, dentro do programa Costurando pela Vida. Os equipamentos serão distribuídos a pessoas em vulnerabilidade social e também aos servidores municipais que fazem atendimento ao público e que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.

A estimativa é que cada máscara tenha um custo final de até R$ 3,00. “Nesta semana chegamos a marca de 1 milhão de máscaras produzidas pela primeira fase do edital, que foi anunciado pelo prefeito Bruno Covas, em abril. A distribuição está em andamento pelas secretarias municipais que adquiriram a proteção, além da população que busca serviços como o Cate e também no Banco de Alimentos Municipal”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A produção deste equipamento, que se tornou essencial na preservação de vidas, tem ajudado pequenas confecções, cooperativas e artesãos a retomarem a produção e a gerar novos empregos”, completa.

Os editais abertos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também estão dando a oportunidade de qualificação profissional à população. Nesta semana, a Fundação Porta Aberta que aderiu a iniciativa, fez a formatura de 13 costureiras que passaram por formação na área, além de receber orientação sobre empreendedorismo e geração de renda.

Valdice Ferreira dos Santos, que foi qualificada pelo programa, disse que tinha vontade de costurar, mas nunca teve oportunidade e os encontros de capacitação e fabricação de máscaras do Costurando pela Vida foram de extrema importância para que ela aprendesse a nova profissão. “Com os encontros pude aprender todos os passos para costurar e acredito que isso mudou a minha vida, porque tenho interesse em seguir na área e conseguir ingressar em uma vaga de trabalho futuramente”, comenta.

As inscrições estarão disponíveis até o fim da pandemia do coronavírus, tendo em vista a necessidade cada vez maior do uso de máscaras durante o período de isolamento social. Os interessados deverão se inscrever no edital, informando a quantidade mínima e máxima de máscaras que poderão fornecer.

Para participar, é necessário enviar os documentos solicitados no edital para o e-mail trabalhosp@prefeitura.sp.gov.br. Os pedidos de credenciamento e os documentos de habilitação serão analisados pela Coordenadoria do Trabalho. A lista dos credenciados será publicada no Diário Oficial. As propostas indeferidas poderão interpor recurso, no prazo de cinco dias úteis, após a publicação no documento.

 

Siga a SMDET nas redes sociais