São Paulo Confia abre mais uma agência na Zona Leste

Por: Solange Borges

 

As comemorações de 10 anos do banco de microcrédito “São Paulo Confia” tiveram continuidade nessa segunda-feira, dia 25, com a entrega da unidade localizada nas dependências do Mercado Municipal Central Leste, na Estrada do Imperador, 1.900, confluência dos bairros de Itaquera e São Miguel Paulista. A nova agência marca também o crescimento do banco, principalmente nos últimos dois anos, quando triplicou seu número de agências de oito para 23.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Marcos Cintra, salientou durante a cerimônia de inauguração, a escolha do local para o novo equipamento. “A Prefeitura de São Paulo tem buscado a integração dos serviços. Em breve teremos aqui (no Mercado Central Leste) mais uma unidade do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, provando o sucesso de atividades simultâneas em um mesmo espaço”. Cintra reforçou ainda que a atuação do São Paulo Confia se notabiliza por colocar os empreendedores em patamar diferenciado no mercado. “Aqui não é apenas um local para pegar dinheiro, mas sim de aprendizado sobre administração de negócios, pois há análise do segmento, auditoria e incentivo a evolução de um empreendimento inicial para uma micro ou pequena empresa.

Cintra fez menção à “nova São Paulo” que a Zona Leste deve se transformar. “Os esforços para desenvolver a região já vem ocorrendo, mas somente agora temos uma oportunidade importante para alavancar esse plano. Incentivar a construção do estádio que pode abrigar os jogos da Copa do Mundo não deve ser visto de forma negativa. É importante frisar o fato de não estamos dando dinheiro ao Corinthians e sim abrindo mão de uma parte da receita tributária futura que não existiria se não fizéssemos essa ação”.

Já o presidente do Conselho de Administração do São Paulo Confia, Hugo Duarte, destacou a presença das mulheres ao longo dos anos de funcionamento do banco. “Cerca de 60% dos microempreendedores são mulheres. Elas mostram a força para levar à frente os negócios que se propõem a ter. Os homens também alcançam o sucesso quando nos procuram, mas a mulher tem maior persistência durante as dificuldades”.

Romilde Gonçalves Ferreira, 64 anos, é uma das beneficiárias do microcrédito que viu seu negócio evoluir nos últimos cinco anos. “Tenho um salão de beleza junto com minha filha desde 2001, mas somente há cinco anos, com os recursos do São Paulo Confia, tivemos a oportunidade de ampliar as instalações e fazer estoque de produtos. Foi importante para mudarmos o nosso padrão de atendimento”, comentou.

O banco - O “São Paulo Confia”, é uma instituição sem fins lucrativos, criada em julho de 2001, por iniciativa de entidades da sociedade civil e, posteriormente, passou a contar com a associação da prefeitura para garantir o acesso ao crédito em condições favoráveis aos pequenos empreendedores para implantarem ou ampliarem seus negócios. Têm direito ao microcrédito todo cidadão a partir de 18 anos, dos mais diversos ramos de atividades, intermediado pelo agente de crédito que visita o negócio e ajuda a definir o valor inicial para cada integrante.