CAT abre 250 vagas para novas turmas do programa “Time do Emprego”

Por: Regina Ramalho

As inscrições para 250 vagas em novas turmas do programa Time do Emprego, fruto de parceria entre as secretarias Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e Estadual de Relações do Trabalho, podem ser feitas por e-mail: timedoempregosemdet@prefeitura.sp.gov.br. O curso, gratuito incluindo todo o material didático, tem duração de três meses, dividido em 12 encontros semanais, com duração de três horas. Nesse período os integrantes trocam experiências e aprendem técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional aumentando as chances de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

O coordenador do Trabalho e também do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, Fernando Cerqueira, ressalta que o principal desafio do Time do Emprego é a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de desemprego prolongado, jovens em busca do primeiro emprego ou com idade acima dos 40 anos ou, ainda, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “O programa tem alcançado excelentes resultados, mesmo entre os perfis com maior dificuldade de recolocação”, explica Cerqueira.

Ivo Pinto de Oliveira, 60 anos, desempregado há mais de um ano é um exemplo de sucesso do Time. “Mesmo com 27 anos de experiência no ramo de venda e revenda de automóveis tinha dificuldades em encontrar emprego. Nunca tinha participado de uma seleção, mas a orientação recebida durante o programa fez toda a diferença para conquistar a vaga”, diz Oliveira que agora trabalha em uma revendedora de carros na Zona Leste.

Já Yuri da Cruz Pereira Lima, 20 anos, e deficiente intelectual, era reprovado em diversas entrevistas e seleções para a área administrativa, porém a participação no Time do Emprego fez conseguir uma colocação. “Os encontros auxiliaram a demonstrar minhas potencialidades e agora estou trabalhando como auxiliar administrativo num escritório de advocacia” ressalta Lima.

Método- Durante as reuniões, os grupos compostos de 20 a 25 pessoas com os mais diversos perfis (jovens em busca do primeiro emprego, idosos, deficiente, pessoas com baixa formação ou já graduados) se autoajudam e são acompanhados por psicólogos e especialistas em recursos humanos dos CATs que funcionam como facilitadores, aplicando dinâmicas e oficinas com temas variados voltados para o autoconhecimento e análise dos potenciais de mercados.