Cate encerra a semana com mais de 4 mil mães contratadas para o POT Volta às aulas

Mulheres contratadas pelo programa já iniciaram as atividades em mais de 1.500 escolas municipais

A Prefeitura de São Paulo contratou até esta sexta-feira, 5 de março, 4.040 mães para trabalhar no Programa Operação Trabalho – POT Volta às Aulas, voltado a mães de alunos e mulheres da comunidade escolar com idade entre 18 e 50. As mulheres foram atendidas em 13 Cates e encaminhadas para mais de 1.500 escolas municipais. Ao todo, foram preenchidas 88% do total de 4.590 vagas oferecidas às mães para atuar no reforço da aplicação dos protocolos sanitários nas escolas.
 
“Com a entrada da cidade na fase vermelha do Plano São Paulo, as 550 mães restantes serão contatadas por e-mail para participar do processo de forma totalmente virtual e inseri-las no programa. Nesse momento de agravamento da pandemia, a atuação delas nas escolas é ainda mais importante”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
 
Para esta sexta-feira, 5 de março, foram convocadas 191 mulheres para o preenchimento de 650 vagas remanescentes, 100 compareceram aos Cates  para entregar seus documentos. 
 
As mães contratadas pela Prefeitura irão ajudar os alunos a cumprirem os protocolos sanitários e de distanciamento social nas escolas. Também vão contribuir no processo de conscientização e de aprendizagem das crianças sobre a necessidade das medidas de prevenção contra a Covid-19.   
 
Na última segunda-feira (1º de março), mais de 3.500 mães iniciaram as atividades nas escolas da rede municipal de ensino. As mulheres contratadas vão contribuir no reforço da aplicação dos protocolos sanitários e de distanciamento social nas escolas. Também vão ajudar no processo de conscientização e de aprendizagem das crianças sobre a necessidade das medidas de prevenção contra a Covid-19.   
 
Capacitação   
 
Para realizar o trabalho, as mulheres estão recebendo desde o dia 1º de março uma capacitação on-line na área de saúde e segurança sanitária. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, da Fundação Paulistana, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O programa conta com 166 horas de capacitação on-line por meio do Portal do Cate.    
 
POT Volta às Aulas        
  
Liderado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde, o POT Volta às Aulas, conta com 4.590 vagas de trabalho na rede municipal de ensino para mães que vão atuar na orientação sobre os protocolos sanitários para prevenção da Covid-19. Foram mais de 91 mil inscritas em dois dias de inscrições realizadas em 16 e 17 de fevereiro.     
 
O programa abrange mulheres com idade entre 18 e 50 anos; moradoras da capital, desempregadas há mais de quatro meses e que não estão recebendo seguro-desemprego. Outras exigências é ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal. As mulheres atuarão no projeto pelo período de seis meses.        
 

Siga a SMDET nas redes sociais