Programa Volta por Cima da Prefeitura de São Paulo entra na segunda semana de lives

Programação virtual busca preparar a população para o mercado de trabalho e para a geração de renda

 

Na próxima segunda-feira, 10 de maio, a Prefeitura de São Paulo retoma a programação de lives do Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho, que tem a finalidade de preparar a população para o mercado de trabalho e na geração de renda. O público poderá ter contato com especialistas em três horários, às 10h, às 15 e às 18h, que vão debater as relações interpessoais no mundo do trabalho e também poderão tirar dúvidas sobre economia circular e como gerar renda com essa proposta alternativa. As transmissões ocorrem na página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“Temos buscado trazer temas que contribuam com o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes. Nesta sexta-feira, por exemplo, o debate focou em uma necessidade que a pandemia impôs para a maioria dos empreendedores, que é o desenvolvimento de vendas pela internet. É importante que os empreendedores se preparem para o e-commerce, pois estamos vivenciando um momento de mudança de comportamento e esse tipo de canal de comercialização de produtos veio para ficar", ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Também aproveitamos o público que tem nos acompanhado para lançar o Ciclo de Orientação Individual, que vem para dar mais um suporte para quem empreende na capital”, completa.

Ciclo de Orientação Individual

A live desta sexta-feira (7) foi aberta por Jéssika Fernandes, gerente da Ade Sampa para a rede de coworking públicos Teia, que explicou o novo serviço da agência, que atua junto à SMDET. “Numa parceria entre os Teias e o nosso atendimento, o Ciclo de Orientação Individual vem para ajudar empreendedores, facilitando sua gestão de negócios com o objetivo de gerar resultados concretos para as empresas, seja na forma de aumento de receita, redução de custos, acesso ao crédito de forma consciente e/ou aumento da produtividade”, explica.

O serviço contará com os analistas de atendimento da Ade Sampa na aplicação de ferramentas de diagnóstico para identificar pontos de melhoria nos negócios; orientação sobre gestão do negócio, entre outros. O atendimento ocorre por meio do preenchimento de um formulário on-line por este link http://bit.ly/orientaempreendedor e posterior contato para agendar o atendimento que pode ser realizado na empresa ou por videoconferência.

Vendas on-line

 
A live ainda contou com Diego de Souza e Ana Gabrielli, da Acessórios PacthWork, que abriram mão de seus empregos para enveredarem no empreendedorismo. O bate-papo trouxe a experiência dos empresários em vendas on-line em market place. A mediação foi feita por Pâmela de Souza, do Teia Butantã.

“É um risco sair da segurança de um emprego com carteira assinada para empreender, mas eu já vinha analisando o mercado e vi no market place uma alternativa. É um primeiro passo pela pouca exigência de investimento para quem quer iniciar até mesmo conciliando com uma atividade que a pessoa já tenha. Atualmente, existem muitas plataformas com baixo custo para manter suas vendas no local não exigindo nem que o empreendedor tenha um CNPJ”, relata Diego Souza.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos sócios foi lidar com o aumento da demanda dos produtos durante a pandemia. “Tivemos que mudar nossa sede para um local maior. A pandemia foi muito positiva neste sentido, pois as pessoas utilizaram a internet como solução alternativa para adquirir seus produtos básicos, e com isso o rendimento da empresa evoluiu numa crescente”, comenta o empresário.

Todavia, como numa montanha-russa, os problemas começaram a surgir com a compra de matéria-prima. Os empresários explicam que ao longo da crise sanitária, os fornecedores fecharam as portas e finalizaram as entregas. Alguns deles anteciparam o fornecimento de produtos, para guardar em estoque, mas a solução encontrada por eles foi procurar novos parceiros.

A mediadora cita a evolução da internet como uma ferramenta que torna acessível a construção de sites próprios para pequenos negócios. Ana Gabrielli explica: “Hoje em dia existem plataformas direcionadas para micro empresas criarem sites, com opções de pagamentos acessíveis, tutoriais e muita orientação. Dessa forma, é possível colocar um site no ar em até uma semana”.

O empresário ainda argumenta que a entrada de grandes marcas no market place trouxe mais segurança aos empreendedores. “Quando as grandes lojas aderiram ao market place ficou muito mais fácil vender produtos, pois elas intermediam a compra com segurança, tanto para o vendedor quanto para o comprador. Diminuindo as chances de o cliente acabar comprando o famoso gato por lebre”.



Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link:
www.facebook.com/spsmdet

10 de maio
Tema: Relacionamento Interpessoal: da inteligência emocional à negociação
Horário: 10h

Tema: Economia Circular
Horário: 15h

Tema: Inteligência Emocional
Horário: 18h

11 de maio
Tema: Empreendendo no Fogão de Casa
Horário: 10h

Tema: Como desenvolver uma comunicação verbal eficiente
Horário: 15h

Tema: Transição de Carreira
Horário: 18h

12 de maio
Tema: A importância das redes de apoio
Horário: 10h

Tema: Comunicação Autêntica
Horário: 18h

13 de maio
Tema: Cate: Importância de um atendimento humanizado ao cidadão
Horário: 10h

Tema: Elabora - Cate
Horário: 19h às 21h

14 de maio
Tema: Ruas SP – restaurantes a céu aberto
Horário: 10h

17 de maio
Tema: Como se preparar para o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como evitar conflitos nas relações profissionais
Horário: 18h

18 de maio
Tema: Saiba como planejar a sua carreira
Horário: 10h

Tema: Engajamento e Autodesenvolvimento
Horário: 18h

19 de maio
Tema: Diversidade e o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como Voltar e se adaptar ao novo mercado de trabalho
Horário: 18h

20 de maio
Tema: Cooperativismo
Horário: 10h

Tema: Elabora - Cate
Horário: 19 às 21h

21 de maio
Tema: Moda sem Preconceito
Horário: 10h

Tema: Turismo no pós pandemia
Horário: 18h

Tema: CDE
Horário: 18h

24 de maio
Tema: Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho
Horário: 10h

Tema: A importância da Empatia
Horário: 18h

25 de maio
Tema: Negros no Mercado tecnológico: Avanços e Desafios!
Horário: 10h

Tema: Lançamentos dos Selos Sampa + Rural
Horário: 15h

Tema: Dia da Costureira – Como gerar renda e se qualificar
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

27 de maio
Tema: Elabora - Cate
Horário: 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

 Por: Giovanna Mencaster

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais