Segunda semana de lives do Programa Volta Por Cima teve início nessa segunda-feira

A programação conta com lives informativas sobre retomada econômica e recolocação no mercado de trabalho

Nesta terça-feira, 11 de maio, o Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, continuará com o ciclo de lives. Amanhã serão abordados os temas “Empreendendo no Fogão de Casa”, às 10h, “Como Desenvolver uma Comunicação Verbal Eficiente”, às 15h, e, para fechar o dia, às 18h será debatido a “Transição de Carreira”. A programação vai até 31 de maio pela página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet). Os encontros virtuais ficam gravados para facilitar o acesso do público ao conteúdo.

“Estamos entrando na segunda semana do Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho e já percebemos o sucesso da ação, que vem para ajudar a população a se preparar para o mercado de trabalho e na geração de renda”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Relações Interpessoais

Na manhã desta segunda-feira, o tema da live foi Relações Interpessoais, com apresentação de Meire Rose Corrêa, oficineira do Programa Elabora, da Fundação Paulistana, órgão ligado à SMDET. A especialista em Recursos Humanos ressaltou a importância do autoconhecimento no processo de construção de relações. “Uma pessoa que sabe se relacionar tem sempre mais cheances de crescer. Não é suficiente apenas dominar os assuntos e metas se não existe boa vontade, carisma, empatia e paciência. Essas questões comportamentais são essenciais no ambiente de trabalho”, afirma.

Economia Circular

A segunda live do dia teve como tema “Novas oportunidades de trabalho e emprego criadas pela Economia Circular” e contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, o presidente da Coopercaps da Rede Sul, Telines Basilio do Nascimento Jr. (Carioca) e o empreendedor social, fundador da Atina e coordenador do Movimento Circular, Vinicius Saraceni.

A secretária Aline Cardoso destacou a importância de se falar em economia circular. “Quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ainda não se falava muito de economia circular. Sempre acreditei que a economia do futuro é digital, criativa, colaborativa e verde. O prefeito Bruno Covas tem como missão pensar sempre no futuro, focando na retomada econômica da cidade, promovendo mais oportunidades de geração de renda e motivando mais igualdade na capital”, declara.

Durante o bate papo, os participantes falaram sobre a importância de investir no setor, promovendo o cooperativismo, o uso de tecnologias verdes e a sustentabilidade.

“Esse bate papo é muito importante para valorizarmos ainda mais a profissão dos catadores, por exemplo. Há mais de 100 anos estes profissionais vêm fazendo a economia circular da cidade, valorizando o que as pessoas consideram lixo. Por este motivo é fundamental discutirmos sobre as possibilidades de evolução do tema e da geração de emprego e renda neste setor”, declarou o presidente da Coopercaps, Telines Basilio do Nascimento Jr. (Carioca).

A secretária Aline Cardoso destacou também as iniciativas da Prefeitura de São Paulo na área de gastronomia e agricultura. “A gente criou o programa de Combate ao Desperdício de Alimentos; elaboramos o 1º Plano Rural Agroecológico com apoio de outras 10 secretarias municipais, entre outras ações que produzimos. A nossa Secretaria é bem ativa na economia circular do alimento. Então temos ações fundamentais que buscam promover o cultivo de alimentos saudáveis na cidade de São Paulo, principalmente no período em que muitas pessoas estão passando fome e sofrendo com a insegurança alimentar”, declara.

A roda de conversa também abordou a necessidade de se tratar do tema para que todos os munícipes possam entender a sua participação. “É importante ter esse espaço, ainda mais em uma página da Prefeitura de São Paulo, para discutir sobre as oportunidades que estão surgindo no mercado da economia circular, além de falar de políticas públicas que conectam a agenda da sustentabilidade. Com isto poderemos conectar todos os agentes que impactam na temática, para que juntos todos possam exercer seu papel e apoiar a economia circular”, declara o empreendedor social, fundador da Atina e coordenador do Movimento Circular, Vinicius Saraceni.

Inteligência Emocional

Na última live do dia, Vinicius Cardoso, da Fundação Paulistana, realizou um bate-papo sobre Inteligência Emocional, como entender o seu significado e aplicar no dia a dia. Foi apontado que, com a inteligência emocional, aprendemos a lidar com as nossas próprias emoções e, também, com os sentimentos dos outros. “Ter inteligência emocional evita que acabemos tomando decisões e ações no calor da emoção”, destaca.

Vinicius Cardoso também expôs que a inteligência emocional é uma importante ferramenta para que possamos equilibrar o lado emocional e o racional. Assim, podemos entender melhor um determinado contexto emocional no qual estamos inseridos e agir racionalmente, evitando ações ou emoções negativas.

“Com a inteligência emocional, conseguimos colocar a razão acima da emoção para tomar as decisões certas e não se deixar levar pelas emoções e acabar perdendo controle em situações adversas”, diz. “Mesmo em momentos de pressão, precisamos nos expressar de uma forma adequada, que seja clara, que se faça entender”, conclui.

Também foi destacado que com a inteligência emocional conseguimos exercitar a empatia ao se colocar no lugar do outro, entender as suas emoções e o seu comportamento e não deixar que o outro nos afete. Por fim, foram deixados dois links de cursos oferecidos pelo Portal Cate que podem auxiliar a exercitar a inteligência emocional: "Autoconhecimento" e “Relacionamento Interpessoal”.

Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link:
www.facebook.com/spsmdet

11 de maio
Tema: Empreendendo no Fogão de Casa
Horário: 10h

Tema: Como desenvolver uma comunicação verbal eficiente
Horário: 15h

Tema: Transição de Carreira
Horário: 18h

12 de maio
Tema: A importância das redes de apoio
Horário: 10h

Tema: Comunicação Autêntica
Horário: 18h

13 de maio
Tema: Cate: Importância de um atendimento humanizado ao cidadão
Horário: 10h

17 de maio
Tema: Como se preparar para o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como evitar conflitos nas relações profissionais
Horário: 18h

18 de maio
Tema: Saiba como planejar a sua carreira
Horário: 10h

Tema: Engajamento e Autodesenvolvimento
Horário: 18h

19 de maio
Tema: Diversidade e o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como Voltar e se adaptar ao novo mercado de trabalho
Horário: 18h

20 de maio
Tema: Cooperativismo
Horário: 10h

21 de maio
Tema: Moda sem Preconceito
Horário: 10h

Tema: Turismo no pós-pandemia
Horário: 18h

Tema: CDE
Horário: 18h

24 de maio
Tema: Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho
Horário: 10h

Tema: A importância da Empatia
Horário: 18h

25 de maio
Tema: Negros no Mercado tecnológico: Avanços e Desafios!
Horário: 10h

Tema: Lançamentos dos Selos Sampa + Rural
Horário: 15h

Tema: Dia da Costureira – Como gerar renda e se qualificar
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

Siga a SMDET nas redes sociais