Fundação Paulistana completa 17 anos com mais de 100 mil atendimentos e qualificações profissionais gratuitas

Entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, ampliou atendimentos com cursos online para preparar cidadãos para o mercado de trabalho.

 A Fundação Paulistana completa 17 anos de existência nesta segunda-feira, 10 de maio. Criada em 2004, por lei neste dia, a entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo, é responsável atualmente pelo Centro de Formação Cultura Cidade Tiradentes e pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Prof. Makiguti na Cidade Tiradentes, ambos em Cidade Tiradentes, extremo leste da capital.

Somente em 2020, primeiro ano no período de pandemia, com a adaptação de cursos para formato on-line, foram atendidas quase 30 mil pessoas. O saldo parcial de 2021 já ultrapassa os 12 mil atendimentos.

Cursos e equipamentos

Na Makiguti, atualmente são oferecidos cursos de Análises Clínicas, Cuidador de Idosos, Farmácia, Hemoterapia, Gerência em Saúde e Saúde Bucal. A instituição já promoveu a formação profissional de 13.352 pessoas, até o final de 2020.

Além dos cursos na área da saúde, ministrados na Escola Makiguti desde 2005, ao longo dos anos a Fundação Paulistana expandiu sua atuação, com vários cursos e oficinas profissionalizantes em outras áreas, atualmente divididos em outros cinco eixos, além do Saúde e Bem-Estar: Tecnologia, Economia Criativa, Gastronomia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Gestão, Empreendedorismo e Trabalho.

No eixo Tecnologia estão cursos como o StarTI, que oferece as opções Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente em plataforma ZenDesk. “O setor de tecnologia é um dos que tem mais demanda por mão-de-obra qualificada e encontra poucos profissionais qualificados no mercado. Por isso, é uma área de alta empregabilidade e que oferece ganhos elevados. Além disso, os cursos são de nível técnico, podendo ser feitos por pessoas que tenham o ensino médio, sendo uma ótima opção para gerar renda rapidamente”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, responsável pela Fundação Paulistana.
Outro eixo de bastante destaque é o Gestão, Empreendedorismo e Trabalho, que comporta cursos como o PROvarejo, FOCO, Elétrica de Baixa Tensão e Oficinas Elabora. O primeiro é uma parceria da Fundação Paulistana com a rede Carrefour, que capacita profissionais para o trabalho no setor de varejo.

O FOCO é composto de cursos FIC (Formação Iniciada e Continuada), com 160 horas de duração, com as opções de Assistente Administrativo, Assistente de RH, Assistente Financeiro e Assistente de Logística.

Entre os cursos de outros eixos estão Moda e Costura (Economia Criativa) e Cozinha Escola (Gastronomia).

No eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade estão cursos como Mecânica de bicicletas, Ecoa Sampa, sobre produção de alimentos e jardinagem, e ReciclaTec, sobre ressignificação de resíduos sólidos.

“Paixão pelo que fazemos e compromisso com as pessoas. Esses são os combustíveis que movem a Fundação Paulistana na busca por excelentes resultados. Em seus 17 anos de legado, ajudou milhares de paulistanas e paulistanos. Que venham mais 17!”, afirma Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais