Redes de apoio e comunicação autêntica são temas do Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho nesta quarta (12)

Encontros virtuais são transmitidos ao vivo pelo Facebook da Secretaria e trazem temas do universo do empreendedorismo e trabalho

Nesta quarta-feira, 12 de maio, o Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, dá sequência aos encontros virtuais com temas diversos que abordam o universo do empreendedorismo e trabalho. Às 10h, serão discutidas as redes de apoio e sua importância no contexto da pandemia da Covid-19 e também fora dele. O encerramento acontece com a temática “Comunicação Autêntica”, que traz reflexões sobre como a clareza afeta a troca de informações no dia a dia. A programação vai até 31 de maio pela página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“Por meio do programa Volta por cima estamos trazendo especialistas que compartilham conhecimento e trazem novas ideias para empreendedores e trabalhadores. Nosso objetivo é ajudar a população com conteúdo amplo e útil que ficará disponível em nossa página para consulta sempre que necessário, como uma espécie de biblioteca digital multidisciplinar”, explica a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Empreendendo no fogão de casa

Para a abertura do programa nesta terça-feira (11), a coordenadora do Centro de Referência em Segurança Alimentar, Lucia Verginelli mediou o bate-papo com o tema “Empreendendo do fogão de casa”. Participaram Carolina Piccirillo, do Apptitte, falando sobre a culinária italiana; Liliana Pataquiva Barriga, da Migraflix, com a culinária colombiana, Karlos Valera, da Migraflix, cozinha peruana e Paulo Vicente da Silva, analista de saúde da Covisa – Coordenação de Vigilância em Saúde.

Além de falar sobre os desafios e modelos de negócio de preparar comida em casa para vender por meio de aplicativos, o encontro também discutiu a formalização e a questão de protocolos de higiene.

Sobre a rotina de trabalhar em casa, Carolina destaca que a experiência de cozinhar no fogão de casa é igual ao restaurante, mas precisa ter mais disciplina. “É preciso ter um check-list para não se perder. Ficamos meses usando nossas redes sociais e por meio do apptite ampliei as entregas e organizei melhor a demanda”, explica. “Eu preciso de antecedência porque trabalho com pão de fermentação natural e o aplicativo me ajuda a gerenciar os pedidos com esse prazo maior”, completa.

A Migraflix é uma entidade que oferece capacitação para imigrantes e refugiados que buscam empreender na cidade de São Paulo. “Eles nos ajudam a organizar o negócio. Explicam, por exemplo, a importância de gerenciar os recursos do negócio separadamente dos recursos da nossa casa, para não misturar as coisas”, detalha Liliana, que trabalha com gastronomia latina, especificamente colombiana. “Tudo que eu faço é à mão. O carro-chefe são as arepas, que é um pão com base de milho. Eu trabalho por meio dos apps de entrega mais conhecidos e tenho uma pequena loja na Vila Mariana”, completa.

Além das formas de trabalhar e organizar os recursos, os convidados também discutiram as formas de fidelizar o cliente. “Para nós, a satisfação do cliente é essencial. Oferecemos promoções e mantemos os temperos e qualidade dos produtos”, explica Karlos Valera. Já no caso dos restaurantes da Carolina, a sugestão de criar um cartão fidelidade partiu dos próprios clientes.

Paulo é farmacêutico de formação e trabalha há nove anos na Covisa, atuando na área de alimentos. Ele esclarece que a produção artesanal entregue diretamente para o consumidor final é enquadrada como atividade varejista. “Essa distinção é importante porque quando se abre o MEI, o documento que formaliza este ato já é a licença sanitária”, explica.

Ele destaca que é importante especificar a matéria prima nas embalagens e, sempre que possível, utilizar produtos do mesmo fornecedor, para garantir a mesma qualidade. Além disso, é importante estar sempre atento aos procedimentos operacionais padronizados. Durante o encontro, ele disponibilizou uma cartilha da Covisa que está disponível para consulta por este link http://bit.ly/cartilhacovisa

Comunicação verbal eficiente e transição de carreira

Na live das 15h, mediada por Johnny Matyas, oficineiro da Fundação Paulistana, foi abordado um tema importante sobre como desenvolver uma comunicação verbal eficiente oferecendo dicas valiosas para todos os públicos. O intuito do bate-papo on-line foi ajudar os candidatos a aplicar na melhor forma a comunicação verbal, percebendo o tom de voz, dicção, a construção do raciocínio antes da fala.

 

Johnny explicou ainda sobre o tom de voz que cada um utiliza, jeito de falar, identificação regional e personalidade. Citou como exemplo o tom utilizado nas propagandas, algo mais grave, causando um ar imponente e que gera segurança ao público. “Muitas vezes a pessoa tem uma forma regionalizada de se comunicar, seja por gíria ou alguma palavra em específico e por conta disso acaba se conectando a outra pessoa, às vezes por um detalhe se identificam”, explica.

Outros pontos apontados pelo especialista são a objetividade e a coesão no processo de comunicação, que auxiliam um candidato, por exemplo, em um processo seletivo.

“São diversos recursos importantes para quem vai participar de uma entrevista, dentre os que costumo citar são agir com naturalidade e sinceridade. Se prepare e faça um treino antes, lembrando que sua voz vai transmitir alguma mensagem para quem te avalia. É importante lembrar que até mesmo fatores que a pessoa considera como negativo, pode ser transformado e revertido em um ambiente de trabalho”, orienta.

O Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho foi finalizado nesta terça-feira com o encontro virtual tratando de Transição de Carreira, com a oficineira Ana Cristina da Silva Lima, que atua pela Fundação Paulista, órgão ligado à SMDET. “Transição nada mais é do que mudar. Pode ser para algo totalmente novo ou apenas pequenas adequações dentro da própria área profissional escolhida”, explica.

 

Ana Cristina salientou que a transição de carreira pode ocorrer por diversos fatores como conflitos com colegas e chefias, perda da paixão pelo trabalho desenvolvido, ver as tarefas como um fardo, relacionar o trabalho a apenas ganhos financeiros, entre outros. “São vários os motivos que podem levar uma mudança de profissão, mas é importante que a pessoa se avalie e busque o autoconhecimento para esse processo que requer planejamento".

Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link
: www.facebook.com/spsmdet


12 de maio
Tema: A importância das redes de apoio
Horário: 10h

Tema: Comunicação Autêntica
Horário: 18h

13 de maio
Tema: Cate: Importância de um atendimento humanizado ao cidadão
Horário: 10h

17 de maio
Tema: Como se preparar para o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como evitar conflitos nas relações profissionais
Horário: 18h

18 de maio
Tema: Saiba como planejar a sua carreira
Horário: 10h

Tema: Engajamento e Autodesenvolvimento
Horário: 18h

19 de maio
Tema: Diversidade e o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como Voltar e se adaptar ao novo mercado de trabalho
Horário: 18h

20 de maio
Tema: Cooperativismo
Horário: 10h

21 de maio
Tema: Moda sem Preconceito
Horário: 10h

Tema: Turismo no pós-pandemia
Horário: 18h

Tema: CDE
Horário: 18h

24 de maio
Tema: Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho
Horário: 10h

Tema: A importância da Empatia
Horário: 18h

25 de maio
Tema: Negros no Mercado tecnológico: Avanços e Desafios!
Horário: 10h

Tema: Lançamentos dos Selos Sampa + Rural
Horário: 15h

Tema: Dia da Costureira – Como gerar renda e se qualificar
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

 

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