Programa Volta Por Cima desta quarta-feira (19) oferece dicas sobre mercado de trabalho

As lives são transmitidas às 10h e 18h na página do Facebook da Secretaria; ação ocorrerá até 31 de maio

O Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, oferece na próxima quarta-feira, 19 de maio, as lives “Diversidade e o Mercado de Trabalho” às 10h, e “Como Voltar e se Adaptar ao Novo Mercado de Trabalho” às 18h, para auxiliar a população na busca por oportunidades de recolocação profissional e também na geração de renda. A ação será transmitidade por meio da página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“Criamos o Programa Volta Por Cima com a intenção de auxiliar e aproximar o profissional do mercado de trabalho. Estamos unindo esforços diariamente para oferecer orientações a todos, pois sabemos que a pandemia desestabilizou inúmeras familias e empresas”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Saiba como Planejar sua Carreira

A programação desta terça-feira, 18 de maio, teve início às 10h com a explicação de Meire Rose, da Fundação Paulistana, sobre a importância de medir a satisfação no cargo atual. “Se pergunte: eu estou feliz fazendo isso? Me vejo nesta ocupação para sempre? Ela é suficiente para mim?”. Para a oficineira é fundamental refletir sobre a própria carreira, pois ela determina o que gera qualidade de vida e auxilia na desmistificação dos objetivos do indivíduo.

Foi discutida a necessidade de buscar o autoconhecimento, pois ele implica no alinhamento da profissão a ser escolhida com as próprias competências. Ademais, é o que influencia na análise das possibilidades que o mercado de trabalho dispõe, na listagem de metas reais, e na elaboração de estratégias para alcançar este objetivo. “Ajuste suas expertizes, com o que a especialização e o emprego te oferecem. O papel das pessoas é gerir as oportunidades para se autodesenvolver como profissional”, conclui Meire Rose.

 

Engajamento e Autodesenvolvimento

Vinicius Cardoso, oficineiro da Fundação Paulistana, abordou na live como identificar e se tornar uma pessoa engajada e qual sua relevância nas relações de trabalho. Ele apontou que o termo engajamento se popularizou nos últimos tempos por conta das redes sociais, mas essa é apenas uma das formas de se entender o que significa engajamento. “Por exemplo, quando nós temos uma preferência, ou lutamos por algo, por um ideal, ou realizamos um trabalho filantrópico, também são formas de engajamento”, diz.

Também foi apontado que o engajamento está associado ao empenho e a dedicação na realização de um determinado trabalho. Numa empresa quando um funcionário realiza as suas tarefas com dedicação, isso significa que ele é uma pessoa comprometida e engajada com o trabalho que está realizando, fazendo dele alguém mais empenhada e cooperativa. “Quando falamos de engajamento ou autodesenvolvimento, tudo começa e termina na nossa própria vida. A questão é qual é o meu talento? O que eu tenho de muito especial que eu possa direcionar isso para algo significativo na minha vida e me mover para o sucesso que eu tanto desejo”, declara.

No final, Vinicius Cardoso deixou como dica o curso “Como Sua Ideia Pode Virar um Negócio”, realizado no Portal do Cate, e que está ligado com o tema de hoje.


Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link:
www.facebook.com/spsmdet

Datas e horários:

19 de maio
Tema: Diversidade e o Mercado de Trabalho
Horário: 10h

Tema: Como Voltar e se adaptar ao novo mercado de trabalho
Horário: 18h

20 de maio
Tema: Cooperativismo: saiba como fazer parte desse modelo de negócio
Horário: 10h

Tema: Elabora Cate
Horário: 19h às 21h

21 de maio
Tema: A população negra no mundo da moda
Horário: 10h

Tema: Turismo no pós-pandemia
Horário: 18h

24 de maio
Tema: Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho
Horário: 10h

Tema: A importância da Empatia
Horário: 18h

25 de maio
Tema: A importância da consciência anti racista para as empresas
Horário: 10h

Tema: Lançamentos dos Selos Sampa + Rural
Horário: 15h

Tema: Bastidores da Moda da sala de costura a grandes estilistas
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h

Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

Siga a SMDET nas redes sociais