Prefeitura de São Paulo promove debate sobre moda e turismo na programação do Volta por Cima nesta sexta (21)

Até o dia 31 de maio, população terá contato com especialista no mercado de trabalho e geração de renda em lives de segunda a sexta-feira

A terceira semana do Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, será finalizada nesta sexta-feira, 21 de maio, com duas novas lives que vão abordar, pela manhã, às 10h, a população negra no mundo da moda, e às 18h, o turismo após a pandemia. Os encontros virtuais são transmitidos por meio do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“O setor do turismo foi um dos mais afetados durante este período pandêmico, por isso, é importante falar sobre as estratégias traçadas para a retomada da área”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O olhar diversificado sobre a moda é também um assunto que merece cada vez mais visibilidade, e as lives diárias abordam esses tópicos de forma simples para que todos os munícipes tenham acesso à informação”, completou.

Cooperativismo

A programação desta quinta-feira, 20 de maio, trouxe o cooperativismo para o debate, contando com a participação da presidente da Cooperativa Cooper Viva Bem, Maria Teresa Montenegro. A mediação foi do gestor de cooperativas Eliel Guimarães, com participação de Mariam Barreto, Mariana Cardoso e a Cleide Coutinho, todos da Coordenação de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O evento on-line começou com uma breve apresentação do assunto, definindo o conceito de cooperativismo. “É uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas através de uma empresa de propriedade conjunta”, pontuou Mariana Cardoso.

 

A convidada Maria Teresa Montenegro compartilhou sua história e experiências no cooperativismo, destacando a importância do trabalho realizado pelas cooperativas, com foco na reciclagem. “Todos estão envolvidos na cadeia da reciclagem. Quando os produtos chegam nas cooperativas, eles já passaram por algum tipo de separação. Quem está em casa separando o material seco do molhado, ou seja, o material que pode ser reciclado de sobras de comida, por exemplo, já está dando uma grande contribuição. A Prefeitura de São Paulo já divulgou pesquisas mostrando que só 3% do lixo da cidade é reciclado, o que demonstra que ainda temos muito o que fazer nesta área, que gera trabalho e renda”, declarou.

A presidente destacou ainda a necessidade de conhecer o trabalho desenvolvido por esses grupos e até mesmo visitá-los para conhecer os processos de perto e também os profissionais. “É importante pelo fato de ainda ter muita desinformação nessa área. Um exemplo disso é o público consumidor concluir que uma embalagem com o símbolo de reciclagem, ser de fato reciclável. Estamos em constante contato com a indústria, pois isso leva ao erro da população. Nem todas as formas de reciclagem de produtos já estão disponíveis no Brasil, com isso as cooperativas acabam recebendo itens que geram custos para os recicladores que têm que destinar os itens para o aterro”, concluiu Teresa.

Serviço

Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link: www.facebook.com/spsmdet

Datas e horários:

21 de maio
Tema: A população negra no mundo da moda
Horário: 10h
Tema: Turismo no pós-pandemia
Horário: 18h

24 de maio
Tema: Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho
Horário: 10h
Tema: A importância da Empatia
Horário: 18h

25 de maio
Tema: A importância da consciência antirracista para as empresas
Horário: 10h
Tema: Lançamentos dos Selos Sampa + Rural
Horário: 15h
Tema: Bastidores da Moda da sala de costura a grandes estilistas
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h
Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h
Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h
Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h
Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

Por: Mariana Silva

 

Siga a SMDET nas redes sociais