Programa Volta Por Cima debate, na próxima segunda-feira (24), a importância do ensino à distância e da empatia no mercado de trabalho

Série de lives com dicas para retomada econômica ocorrem até dia 31 de maio

O Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, oferece na próxima segunda-feira, 24 de maio, mais duas lives, desta vez, com os temas “Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho” às 10h, e “A importância da Empatia” às 18h. O objetvo do programa é auxiliar a cidade no processo de retomada econômica e também promover geração de emprego e renda. A ação será transmitida por meio da página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“Estamos chegando ao final de mais uma edição do Volta Por Cima com a satisfação de termos entregado um projeto eficiente e que fez a diferença na vida das pessoas. É muito gratificante trabalhar com diversos especialistas todos os dias, para oferecer conteúdos que dão suporte e estimulam mais pessoas a superarem os desafios da crise que vivemos e que afeta todo o mundo de alguma forma”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Oportunidades e Desafios das passarelas para o mercado da moda

A primeira live desta sexta-feira (24), contou com a participação de Cleia Maria, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico; Ana Paula Lopes Picciarelli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo; Igor Oliveira, Professor da Universidade Zumbi dos Palmares e Maycon Clinton, modelo e dono da Namib Promodels.

Maycon nasceu e cresceu em Angola. Seu primeiro desafio foi a falta de apoio da própria cultura e família, pois a moda africana tornou-se referência somente nos últimos anos. Ao chegar em São Paulo, ele sentiu que era “um negro frente a concorrência”. A limitação era tamanha que não o maquiaram por não terem material próprio para seu tom de pele. “Quando me selecionaram para atuar como figurante, me davam somente papéis ligados ao tráfico. E se eu me arrumava, me promoviam a gringo estiloso”, pontua o modelo.

Foi debatida a grande falta de representatividade de negros na mídia. Maycon explica: “Quando perguntam para uma menina negra qual a maior modelo do mundo, elas respondem que é a Gisele Bündchen, e não a top model Naomi Campbell, que é negra de grande sucesso. Mulheres negras também são bonitas”, enfatiza. “Desde a infância, devemos promover inclusão e não disseminar racismo".

Retomada do turismo

O último encontro virtual do dia abordou os desafios do segmento turístico e as expectativas da retomada econômica. O bate-papo contou com as participações de Toni Sando de Oliveira, presidente da São Paulo Convention & Visitors Bureau, Larissa Artoni, coordenadora de comunicação e historiadora do Pateo do Collégio e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. A mediação ficou com Michele Vicente, diretora de Fomento ao Turismo da SMDET.

Toni Sando abriu sua fala com a divulgação de uma campanha realizada por uma rede de hoteis para o dia dos namorados, intitulada “Declare seu amor em São Paulo”. Em sua apresentação, ele comparou, ainda, os impactos da gripe espanhola no século passado e a euforia que tomou conta da população depois que a pandemia foi superada. Durante a explanação, ele exibiu, ainda, vídeos promocionais de turismo para a cidade e o Estado de São Paulo.

Larissa explicou a operação atual do Páteo do Collegio e ressaltou que, durante o período em que esteve fechado, devido às medidas de restrições para conter a disseminação da pandemia da covid-19, a equipe do complexo organizou uma exposição sobre história natural. “Estamos abertos e organizados para atender a todos os protocolos de segurança, no entanto, percebemos que ainda há receio deste tipo de programa porque a frequência está aquém da nossa capacidade”, explica. “Antes da pandemia, recebíamos turistas e visitantes que declaravam terem passado muitas vezes em frente ao nosso prédio e nunca tinham entrado. Quem nos visita hoje são pessoas que muitas vezes estão circulando pelo Centro da cidade”, completa.

A secretária Aline Cardoso ressaltou que a pandemia desenvolveu a capacidade de lidarmos com cenários imprevisíveis. “O prefeito Bruno Covas dizia que ninguém tem manual. Estamos avançando todos os dias um pouco. Enquanto isso, entendemos que o movimento pós-pandemia será em busca de atividades ao ar livre, por isso, os polos de ecoturismo devem receber atenção especial”, explica. “Além disso, vamos promover a cidade como destino por meio de ações em parceria com a Spcine. A ideia é colocar em movimento o edital de cash rebate e atrair filmagens e publicidade para a nossa cidade quando for seguro fazê-lo. A cidade de São Paulo será uma referência como Nova Iorque, que é conhecida por seus ícones graças a exposição em produções exibidas no mundo todo”, completa.

Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link: www.facebook.com/spsmdet

Datas e horários:

24 de maio
Tema: Impactos dos cursos EAD na educação e no mercado de trabalho
Horário: 10h

Tema: A importância da Empatia
Horário: 18h

25 de maio
Tema: A importância da consciência anti racista para as empresas
Horário: 10h

Tema: Lançamentos dos Selos Sampa + Rural
Horário: 15h

Tema: Bastidores da Moda da sala de costura a grandes estilistas
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h

Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h