O Programa Volta por Cima debate nesta terça-feira (25) sobre consciência antirracista e os bastidores da moda

As lives da Prefeitura de São Paulo são transmitidas ao vivo, até dia 31 de maio

O Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, oferece nesta terça-feira, 25 de maio, as lives “A importância da consciência antirracista para as empresas”, às 10h, e “Bastidores da moda - da sala de costura a grandes estilistas” às 18h, para auxiliar a capital a gerar renda, fomentar vagas de emprego e a retomada econômica. A ação será transmitida pelo Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“O ciclo de lives Volta Por Cima foi idealizados como uma oportunidade de ampliar qualificação e o acesso a temas do mercado de trabalho. Nesta terça, por exemplo, traremos debates para as empresas incentivarem a consciência antirracista, um tema importante para a diversidade no mercado e também da geração de renda no segmento da moda”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A live desta segunda-feira (24), contou com a participação de Meire Rose, do programa Elabora, da Fundação Paulistana, órgão ligado à SMDET. A palestrante trouxe para o público abordagens sobre a eficiência do ensino EAD em vista do cenário pandêmico: “neste momento vivemos inúmeros desafios pessoais e profissionais, e com o ensino a distância temos desenvolvido autoconhecimento, foco e planejamento para estudar trabalhar em qualquer lugar do mundo”, salienta.


A palestrante deu dicas para aproveitar melhor este método de ensino como iniciar em cursos rápidos, de quatro à seis horas; fazer anotações para ajudar no processo de memorização; além de ter organização para trabalhar ou estudar e fazer cursos que tenham relação com áreas de interesse.

Escuta ativa

Na segunda live desta segunda, o oficineiro Vinicius Cardoso, também da Fundação Paulistana, abordou na live como a empatia pode ser usada como uma ferramenta positiva nas relações de trabalho. Ele apontou que o termo empatia se tornou popular durante a pandemia por ser uma postura que cria conexões verdadeiras através do ato de se colocar no lugar do outro. “Ao exercitar a escuta ativa, você entende como se comunicar melhor com cada pessoa, evitando muitos conflitos uma vez que as pessoas se sentirão acolhidas e não atacadas. Até mesmo empresas podem colocar em prática, quando se voltam para o consumidor para avaliar as suas necessidades”, explica o palestrante.

 


A empatia promove um ambiente mais confortável para os envolvidos, e isso sem dúvida é algo imprescindível para a esfera profissional. Ele conclui a transmissão com algumas dicas para se tornar uma profissional mais empático: “ouça mais e fale menos; busque o autoconhecimento; desenvolva a inteligência emocional; e preste atenção plena nas pessoas, para não confundir empatia com simpatia.”

Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho

Transmissão pelo link: www.facebook.com/spsmdet

Datas e horários:

25 de maio
Tema: A importância da consciência anti racista para as empresas
Horário: 10h

Tema: Bastidores da Moda da sala de costura a grandes estilistas
Horário: 18h

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h

Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

Por: Giovanna Mencaster

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais