Tendências no mundo do trabalho como o home office serão debatidos no programa Volta por Cima desta quarta-feira (26)

A programação de transmissões online segue até o dia 31 de maio

O Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, continua nesta quarta-feira, 26 de maio, em lives com os temas home office, às 10h, e uma aula sobre os conceitos de reskiling e life along learning, às 18h. A programação levará ao público algumas tendências como o trabalho remoto e também a busca de aperfeiçoamento profissional para se manter empregado ou gerando renda. Os encontros são transmitidos pelo Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“Durante a pandemia, o home office se tornou uma realidade cotidiana para muitos trabalhadores. Por isso, é importante debater a inclusão dessa alternativa que veio para ficar”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “As lives do Programa Volta Por Cima têm esse objetivo, de levar a informação e a qualificação para dentro da casa das pessoas, deixando-as antenadas para as discussões que podem ajudar na descoberta de uma atividade ou aprimoramento de algo que já seja desenvolvido por ela.”, complementa.

A importância da consciência antirracista para as empresas

A programação começou com uma discussão sobre a importância da consciência antirracista dentro das empresas. O evento on-line contou com a participação do professor da Universidade Zumbi dos Palmares, Igor Cardoso. Também participaram Ana Paula Ferreira Lopes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico e mediação de Cleia Maria, da Coordenadoria de Trabalho, ambas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Durante a conversa, os especialistas abordaram algumas estatísticas quanto a participação da população negra do mercado e propuseram soluções para a ampliação da diversidade e inclusão. “Ainda vamos passar por caminhos difíceis, mas, se pudermos oportunizar uma educação tecnológica para esse grupo, ajudará muito. As condições para oferecerem essa capacitação ainda são aquém, então buscamos empresas e parceiros que possam viabilizar esse processo. Após esses grupos estarem qualificados, eles ocupam espaços e dão retorno para as empresas que investiram neles.”, propõe o professor Igor.

A conversa também teve foco em projetos de qualificação e inclusão para jovens negros, que visam incluir também a população da periferia. “Precisamos que os jovens tenham mais oportunidades, fazer com que eles e a empresa acreditem na capacidade deles”, pontuou Cleia.

Bastidores da moda: da sala de costura a grandes estilistas

E em homenagem ao dia da costureira, a última live do dia teve como tema “Bastidores da moda: da sala de costura a grandes estilistas”. O encontrou contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, da coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Pasta, Silvia Cibele, do presidente do Instituto Nacional de Moda e Design – INMOD e organizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, da Costureira Chefe da Ação São Paulo Fashion Week, Eurides Gonçalves, e da aluna do Curso Modelagem Corte e Costura da Fundação Paulistana, Fernanda Alves.

Durante a transmissão, foram discutidas as oportunidades e possibilidades de desenvolvimento e protagonismo nos bastidores da moda, além de formação, inclusão, oportunidades, geração de renda e novos negócios por meio da economia criativa.

“É uma satisfação participar desta iniciativa que é o Volta Por Cima porque estamos num momento de crise, mas com essa ação podemos oferecer reflexões e orientações de especialistas de como se reinventar neste momento tão delicado e dar a volta por cima e conseguir gerar renda”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Durante o bate-papo, Eurides Gonçalves e Fernanda Alves falaram como se tornaram costureiras. “Comecei a trabalhar em casa de família, mas aí fui matriculada no curso de corte e costura e comecei a costurar”, relata Eurides Gonçalves. “Eu também faço os pedidos de costuras aqui em casa ou vou até a casa das minhas clientes, que deixam o meu nome nas portas dos prédios e eu recebo mais pedidos”, finaliza.

A aluna do Curso Modelagem Corte e Costura da Fundação Paulistana, Fernanda Alves, também contou um pouco da sua história. “Estou começando agora no mundo da moda e tem uma história um pouco forte porque eu vim das ruas e lutei bastante, fiz uma faculdade e o meu primeiro empreendimento foi na área da educação”, declara. “Eu conheci o mundo da moda de uma forma muito engraçada porque eu queria fazer roupa de boneca e comprei uma máquina de costura e procurei um curso. E aí eu encontrei esse curso aqui no Centro Cultural Tiradentes e me apaixonei pela costura”, diz.

Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link:
www.facebook.com/spsmdet

Datas e horários:

26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h

Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h

27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h

Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h
 

Siga a SMDET nas redes sociais