Programação Volta por Cima debate sobre empreendedorismo e representatividade nesta quinta-feira (27)

Sequência de lives será transmitida até dia 31 de maio

 O Programa Volta Por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, oferece nesta quinta-feira, 27 de maio, as lives “Empreendedorismo, Marca e Representatividade”, às 10h, e o “Elabora - Cate” às 19h, visando a reinserção da população no mercado de trabalho, geração de renda e a retomada econômica. A ação será transmitida por meio da página do Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).

“É muito satisfatório perceber que o esforço de toda a nossa equipe na programação Volta por Cima está gerando resultados significativos para quem busca gerar renda durante a pandemia. As atividades têm como principal objetivo apoiar os trabalhadores e empreendedores da cidade para que continuem inovando, mesmo em tempos difíceis”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.  

Home Office é para todos? 

A primeira live desta quarta-feira, 26 de maio, contou com a participação de Meire Rose, do Programa Elabora, iniciativa da Fundação Paulistana, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A palestrante falou sobre a necessidade de se criar um acordo entre o funcionário e o líder, pois este método de trabalho é uma tendência para o futuro. “Muitas pessoas se queixam de cansaço mental e seus gestores não sabem como lidar com isso. O bom senso e o respeito são bons termômetros para administrar essa questão e impulsionar ainda mais a produtividade no serviço”, declara. 

Meire enfatizou que este método não serve para todos, pois poucas empresas dispõem e podem aderir a esta forma de produção. A palestrante destacou que o home office tem pontos positivos. “É fundamental o planejamento para se alimentar corretamente, ter um momento de autocuidado e buscar apoio psicológico. Evitando desta maneira o cansaço mental e até mesmo problemas de saúde”, declara. Ela ainda explica que é necessário ter uma organização com a família e as tarefas domésticas, para que se consiga conciliar o profissional com o lado pessoal. 

Reskilling a life along learning: aprendendo e atingindo metas 

Vinicius Cardoso, oficineiro da Fundação Paulistana, falou sobre a necessidade das empresas e as pessoas se reinventarem durante a pandemia. Os conceitos reskilling, que se volta a requalificação para se manter competitivo, e life along learning, que envolve buscar com frequência o aprendizado para o aprimoramento pessoal e profissional, estão em alta e visam ajudar na empregabilidade. “O cenário pandêmico abalou estruturas humanas e empresariais. A importância deste método está no incentivo na resolução das mais diversas situações que possam atrapalhar o desempenho de uma empresa e seus funcionários”, enfatiza o palestrante. 

Vinícius explica que a maior dica para quem quer exercitar essa expertise é observar como funciona o seu processo de aprendizado e assim estabelecer metas de estudo. “É importante encontrar engajamento interno voltado para o propósito de se desenvolver, tanto como pessoa, como profissional. A organização da vida moderna exige de nós dedicação para ao longo de um dia conseguir fazer com o que o tempo não seja desperdiçado em atividades que não agregam em sua profissão”, pontua o oficineiro.  

Serviço 

Volta Por Cima – Mês do Trabalho 

Transmissão pelo link: www.facebook.com/spsmdet 

27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h

Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h

28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h

Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h

31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h

Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais