Comissão Extraordinária de Direitos Humanos debate trabalho escravo da população imigrante

A reunião contou com a participação de vereadores e do secretário-adjunto da Secretaria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo participou nesta quinta-feira, 10 de junho, da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de São Paulo. A reunião virtual teve como tema Combate ao trabalho escravo e promoção do trabalho decente entre migrantes na cidade de São Paulo. Entre os participantes estiveram representantes da sociedade civil, órgãos públicos, sendo a reunião conduzia pela vereadora Erika Hilton, que também preside a comissão.

Na ocasião, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Junior, apresentou as ações da pasta voltadas ao público imigrante como inserção no mercado de trabalho, qualificação profissional e de incentivo ao empreendedorismo.

“Cerca de 1.500 pessoas de diversos países foram atendidas nos primeiros seis meses de 2021 no Cate e na Ade Sampa, em busca de oportunidades de trabalho e de abertura de empresas na cidade de São Paulo. Entre 2018 e 2021, cerca de 717 trabalhadores de diferentes nacionalidades”, afirma o secretário-adjunto. “Só nesse ano, já tivemos 1051 inscrições de pessoas imigrantes na cidade de São Paulo, o que já é um aumento em relação ao ano de 2020, considerando que são anos de pandemia e estamos fazendo um atendimento mais virtual”, declarou.

A secretaria conta ainda com cartilhas, feitas em parceria com as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência e Desenvolvimento Social, disponíveis em diversos idiomas para que os imigrantes possam atuar no país na área do empreendedorismo. “Em 2019, mais efetivamente com a criação da semana de trabalho e renda, fizemos o atendimento de mais de 500 imigrantes, encaminhando para vagas de emprego, formalização para o MEI e fornecimento da carteira de trabalho”, finalizou.
 

Para conferir o encontro virtual completo clique aqui.

 

Siga a SMDET nas redes sociais