Bolsistas de curso de inglês da Prefeitura de São Paulo participam de aula inaugural

Projeto é parceria público-privada e oferece a 100 jovens residentes de áreas com maior vulnerabilidade econômica e baixo IDH bolsa integral de seis meses com acesso à plataforma online para aprendizado do inglês

 

 

Os bolsistas selecionados para o projeto-piloto Dê um Up!, da Fundação Paulistana, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, participaram nesta sexta (18) da aula inaugural on-line do curso. As bolsas dão acesso totalmente gratuito durante seis meses à plataforma online da Beils Escolas de Idiomas a 100 jovens selecionados entre os mais de 900 que se inscreveram para o programa.

“O inglês muda vidas e muda os horizontes. Se você falar inglês vai enxergar mais longe. Temos alguns casos de empresas que não contratam pessoas sem o domínio desse idioma e poder proporcionar para jovens essa oportunidade de iniciar o aprendizado do inglês de maneira totalmente gratuita é uma satisfação”, declara Aline Cardoso, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que participou da aula inaugural.

Entre os critérios de seleção estava residir em áreas de alta vulnerabilidade econômica e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entre os bairros foram selecionados alunos de Engenheiro Marsilac, Parelheiros, Lajeado, Jardim Ângela, Iguatemi, Jardim Helena, Grajaú, Itaim Paulista, Vila Curuçá, Cidade Tiradentes, São Rafael, Guaianases, Brasilândia, Perus, Anhanguera, Pedreira, Vila Jacuí, Capão Redondo, Sapopemba, Jaraguá, Itaquera, Jardim São Luís, Parque Do Carmo, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Cachoeirinha, José Bonifácio, São Mateus, Campo Limpo, São Miguel Paulista, Cidade Dutra, Jaçanã, Cidade Líder, Raposo Tavares, Vila Maria e Cangaíba, áreas mais distantes do centro da cidade de São Paulo.

Parceria público-privada

A vereadora Sandra Santana também participou da aula inaugural, por ter sido a responsável pelo contato entre a Beils Escolas de Inglês e a Fundação Paulistana. A parceria entre o poder público e a iniciativa privada atendeu a um edital de chamamento da Fundação à sociedade.

“É uma satisfação conseguir oferecer à população de São Paulo, de maneira gratuita, o curso de inglês como o que é ministrado pela Beils Escolas de Inglês, para jovens de bairros mais distantes”, declarou a vereadora. “É muito importante que o poder público ofereça oportunidades para que as pessoas possam se desenvolver, com capacitação profissional, que é o que a gestão do prefeito Ricardo Nunes está proporcionando com essa iniciativa: iniciação no aprendizado do inglês de maneira totalmente gratuita”, finalizou.

CEO e fundador Beils Escolas de Inglês, Raphael Ruiz comentou a importância do idioma inglês no mercado de trabalho. “O inglês abre portas e é um idioma ainda falado por apenas 3% da nossa população. Empresas procuram por profissionais que sejam fluentes em inglês e têm dificuldade em encontrar.”

Com acesso à plataforma, os alunos podem realizar aulas de conversação e praticar vocabulário, gramática, leitura, escuta e fala, por meio de exercícios de aprendizado. É possível agendar a aula com até 1 hora de antecedência, usando o aplicativo da escola. E como o curso é totalmente online, os alunos que não tiverem acesso à internet em suas casas podem utilizar, também de maneira gratuita qualquer uma das unidades do TEIA, para fazer o curso.

“O processo de seleção dessa turma foi gratificante, fizemos uma triagem muito justa, mas sabemos que quem vai fazer a diferença são os alunos, se dedicando. E acrescentamos que a Fundação Paulistana é o braço da Prefeitura de São Paulo que oferece qualificação profissional gratuita para a população de São Paulo, temos cursos para a área de tecnologia, manutenção de bicicletas, elétrica, na área de saúde, com a escola Makiguti e muitos outros”, afirma a diretora da Fundação Paulista, Maria Eugênia Ruiz.

Ana Gabriela Santana de Brito, de 18 anos, de Ermelino Matarazzo, aproveitou o encontro on-line para contar que estava apreensiva pelo resultado e para agradecer a oportunidade. Outro aluno que fez questão de enaltecer a oportunidade foi Giovanni Marciari, do bairro Cachoeirinha. “Estou achando incrível! E ansioso! Sempre quis aprender inglês”, declarou.

 

Siga a SMDET nas redes sociais