Prefeitura de SP encerra Semana do Imigrante com feira de artesanato que recebeu mais de 300 visitantes

Durante sete dias, a população estrangeira pode acompanhar diversas lives sobre a temática e participar de ações em celebração ao Dia do Imigrante

A Prefeitura de São Paulo encerrou a programação em comemoração ao Dia do Imigrante nos dias 26 e 27 de junho, sábado e domingo, com a Feira de Artesanato Imigrante - Odara, realizada no Centro de Culturas Negras do Jabaquara - Mãe Sylvia de Oxalá, zona sul da capital. Durante dois dias de evento, 15 artesãos habilitados pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas expuseram seus produtos e receberam mais de 300 visitantes, respeitando todos os protocolos de prevenção à Covid-19. Com a iniciativa, os artesãos arrecadaram o total de R$ 2.173,70 em vendas.

"Poucas são as cidades que trabalham em prol da receptividade e apoio a inserção cultural e econômica. A nossa Capital é pioneira em iniciativas que promovem a inclusão dos mais diversos públicos, sendo assim, os programas da Prefeitura de São Paulo não poderiam andar em outra direção. É extramente gratificante saber do sucesso dessa programação que tornou a cidade ainda mais exemplar ao tratarmos das temáticas relacionadas a imigrantes e refugiados", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Além da exposição e venda de artesanatos, os visitantes também contaram com orientação sobre mercado de trabalho e qualificação profissional com os técnicos do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo que participaram do evento. Foram realizados 94 atendimentos durante o final de semana, sendo 12 deles focados em elaboração de currículo, e 82 orientações sobre os mais diversos serviços oferecidos.

A Feira de Artesanato do Imigrante concluiu a semana de ações em comemoração ao Dia do Imigrante, que contou com uma programação de lives diárias, que trataram de temas como Políticas Públicas da Prefeitura de São Paulo para Imigrantes; GT Migra - Ações Integradas para Imigrantes e Refugiados; Desafios e oportunidades de trabalho e moradia para estrangeiros no Brasil; Regularização Migratória: Direitos e Deveres, entre outros.

Mãos e Mentes Paulistanas

O Mãos e Mentes, lançado em 2019, é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades, a exemplo da feira de artesanatos, para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão, diversidade, acesso a mercado, e geração de renda local, o que tem colaborado para a retomada econômica da capital de São Paulo.

Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas podem se inscrever pelo link: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/cadastro

 Por: Giovanna Mencaster

 

Siga a SMDET nas redes sociais