Lei de Cotas completa 30 anos com live comemorativa realizada pela Prefeitura de São Paulo

O evento reforçou a importância do Programa Contrata SP, que ocorre entre nos dias 23 e 26 de julho no Cate

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quarta-feira, 21 de julho, uma live para celebrar o 30º aniversário da Lei de Cotas. O evento que teve como tema “Lei de Cotas - Protagonismo da pessoa com deficiência no mercado de trabalho” foi transmitido e gravado na página do Facebook da SMPED (@smpedsp). A iniciativa contou com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“Prezamos pela qualificação, inclusão e empregabilidade na capital deste grupo de profissionais. Dentre as ações focadas para as pessoas com deficiência, o Portal do Cate oferece vagas de trabalho e qualificação profissional para a comunidade. Temos equipes treinadas para atender a todos, cursos rápidos no modo EAD e unidades com estrutura inclusiva, dispondo de intérpretes de Libras”, afirma o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior.

A secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, durante a transmissão da live enfatizou que 20% das vagas da SMPED são ocupadas por pessoas com deficiência. “Fico admirada em ver que nosso município se une por essa causa tão nobre.” Silvia ainda agradeceu a parceria feita com a SMDET para a realização do Contrata SP, que acontecerá nos próximos dias 23 e 26 de julho.

José Carlos do Carmo, da Câmara Paulista para Pessoa com Deficiência, mencionou em sua fala que por mais que a lei garanta o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, seu maior desafio é a fiscalização: “Inclusão no trabalho não significa apenas contratar profissionais com deficiência, é necessário contribuir com as ferramentas e condições adequadas para sua acessibilidade”.

O secretário adjunto Armando Júnior reforçou a importância do Contrata SP que chega a sua décima edição. “O mutirão totaliza 10 mil pessoas inscritas na história do programa. Neste ano, 700 vagas foram dedicadas a esse grupo com 34 empresas cadastradas, que visam acolhimento e inclusão a diversidade”, destaca.

Além do Contrata SP, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo dispõem de profissionais de libas no Programa Fábrica de Negócios; Acessibilidade inclusiva em todos os POTs - Programa Operação Trabalho; vagas para artesãos no Programa Mãos e Mentes Paulistanas, entre outros.

Marinalva Cruz, diretora da Associação Turma Jiló, conta que dos trabalhos da iniciativa é um projeto de impacto, que garante a todos os alunos com deficiência acesso ao ensino de qualidade, para que eles tenham base ao chegar ao momento de se introduzir ao mercado de trabalho ou empreender.

 

Por Giovanna Mencaster

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais