Programa Elabora, da Prefeitura de São Paulo, ultrapassa os 10 mil atendidos em dois anos

Oficina gratuita ensina como elaborar currículo a partir das experiências individuais e dá dicas para participação em processos seletivos

 

Iniciado em agosto de 2019, o programa Elabora foi criado pela Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo, como mais uma ferramenta para recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho. O Elabora é uma oficina com duração de três horas, em que os participantes aprendem na prática a construir e deixar mais interessantes seus currículos, além de receberem dicas e instruções para terem melhor desempenho em processos seletivos.

“Nos atendimentos das unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, que encaminha os munícipes para os processos seletivos, a Prefeitura percebeu que muitas pessoas passavam por dificuldades ao montar um currículo e tinham dúvidas de como se apresentar em uma entrevista. Há dois anos as oficinas Elabora vieram para mostrar a esses munícipes o potencial que eles têm", afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. "Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, saber montar um currículo e fazer um bom marketing pessoal nas entrevistas de emprego é um diferencial. Muitas pessoas não sabem as habilidades que têm e acabam perdendo oportunidades. O Elabora é como uma mola, que impulsiona para o sucesso", destaca.

Presencial e on-line

O Elabora é composto por duas oficinas intituladas: “Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional” e “Currículo e Processo Seletivo” as quais trabalham aspectos técnicos e emocionais ligados ao relacionamento e interação entre as pessoas no ambiente de trabalho, além de ser uma injeção de autoestima ao proporcionar ao aluno descobrir e desenvolver seu potencial. No conteúdo das oficinas são apresentadas ferramentas que permitem ao cidadão ser o melhor profissional que ele poderia ser e, por sua vez, aumentar suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho.

Durante a pandemia, o Elabora ganhou uma versão on-line, com conteúdo adaptado para duração de 2 horas, o que tem proporcionado um alcance maior de público. Essas oficinas ao vivo acontecem às quintas-feiras no Portal Cate. Os interessados só precisam fazer o cadastro e assistir.

Na versão presencial, conhecida como Itinerante, o Elabora percorre todas as regiões do município de São Paulo, realizando as oficinas em espaços de parceiros, tanto da administração pública, quanto da sociedade civil, como associações de moradores, escolas e ONGs.

"O Elabora, sem dúvidas, é um dos grandes projetos da Fundação Paulistana. Não é à toa que mais de 10 mil munícipes já foram beneficiados, e esses números vêm crescendo, principalmente devido às transformações da economia pós-pandemia que têm acirrado as disputas por vagas no mercado de trabalho, impondo novos desafios aos profissionais. Levar conhecimento às pessoas que mais precisam é reduzir as distâncias sociais", diz a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz. "Ao fazer os nossos cursos, os munícipes saem preparados para as entrevistas e também para empreender. A Prefeitura entende a importância de se pensar no futuro do trabalho e nos trabalhos do futuro", afirma.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

Serviço

Elabora on-line

Todas as quintas-feiras, 18h

Inscrições: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais