Prefeitura de São Paulo adere ao programa estadual Bolsa Trabalho e contará com mil vagas para população vulnerável

As inscrições vão até 30 de agosto pelo portal do Governo do Estado. Unidades do Cate também prestarão o serviço de cadastramento para pessoas sem acesso à tecnologia.

A Prefeitura de São Paulo aderiu ao programa Bolsa Trabalho do Governo do Estado e passa a disponibilizar 1.000 vagas de trabalho e qualificação profissional para a população em vulnerabilidade social da capital. As pessoas que atenderem ao perfil irão contar com auxílio mensal de R$ 535 para desenvolverem atividades em equipamentos públicos. Os interessados podem se inscrever até 30 de agosto pelo portal www.bolsadopovo.sp.gov.br ou se dirigirem a uma das 16 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo selecionadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo para auxiliar pessoas que não têm acesso à tecnologia e internet.

“Unir esforços a fim de ampliar as ações que minimizem os efeitos da crise econômica às pessoas em maior vulnerabilidade social está no escopo de nosso planejamento. É imprescindível que as esferas de governo trabalhem juntas e busquem soluções para gerar renda para a população e essa oportunidade proporcionada pelo Governo do Estado de São Paulo traz novas esperanças às pessoas”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Mesmo sendo um programa com plataforma acessível, sabemos que nem todos dispõem de tecnologia e acesso à internet, então o Cate ajudará os que necessitarem com unidades e equipes qualificadas para esse atendimento”, completa.

Para participar o cidadão deve estar desempregado, sem receber seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente; ter idade a partir dos 18 anos e residir na capital paulista há pelo menos dois anos. O programa só pode ser acessado por apenas um beneficiário por família, sendo necessária a comprovação de renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Os cidadãos inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

"O nosso compromisso é ajudar quem mais precisa de uma Bolsa e de forma sustentável. O programa Bolsa Trabalho dura cinco meses e traz a qualificação profissional. A pessoa sai com um curso de qualificação e tem apoio para empregabilidade através dos nossos postos", explica a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Os selecionados desenvolverão atividades com carga horária de quatro horas diárias, cinco vezes por semana e podem ficar no programa Bolsa Trabalho por até cinco meses. Os participantes ainda terão acesso à qualificação profissional. A seleção ocorrerá até 4 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.


Sobre o Bolsa Trabalho

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de SP.

Serviço

Inscrições para o Programa Bolsa Trabalho
Até 30 de agosto
Portal: www.bolsadopovo.sp.gov.br

Documentos necessários

• RG
• CPF
• Carteira de Trabalho
• Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)

Unidades do Cate

Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Região Central
Av. Rio Branco, 252 – Centro

Região Leste
Av. Do Oratório, 172 - Vila Prudente
Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
Rua Hipólito de Camargo, 479 – Guaianases
Rua Milagre dos Peixes, 357 - Cidade Tiradentes
Av. Marechal Tito, 3.012 - Itaim Paulista
Av. Sapopemba, 9.064 – Sapopemba

Região Sul
Praça Floriano Peixoto, 54 - Santo Amaro
Av. Interlagos, 6.122 – Interlagos
Av. Yervant Kissajikian, 416 - Cidade Ademar
Av. Sadamu Inoue, 5.252 – Parelheiros

Região Oeste
Rua Guaicurus, 1.000 – Lapa

Região Norte
Rua Luis Stamatis, 300 – Jaçanã
Rua Ylídio Figueiredo, 349 – Perus
Rua Dr. Felipe Pinel, 12 – Pirituba
Av. João Marcelino Branco, 95 - Brasilândia

 

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais