Agosto Dourado: Roda de Conversa dos Cresans aborda a importância do aleitamento materno

Centros de Educação Infantil Amigo do Peito participam do encontro destacando a importância desta ação de promoção, proteção e apoio ao aleitamento na rede municipal de ensino

 

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional – Cosan, promove mensalmente, por meio dos seus centros de referência (Cresans), uma roda de conversa que aborda temas relacionados à alimentação e aos serviços públicos que atuam na área de segurança alimentar e nutricional.

Na próxima terça-feira (31), às 14h30, acontece o bate-papo virtual com o tema “Aleitamento materno e a importância da campanha dos Centros de Educação Infantil Amigo do Peito”. A campanha educativa “CEI Amigo do Peito” é uma ação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) que tem como objetivo incentivar o aleitamento materno na rede municipal de ensino.

“Todo mês, trazemos um tema para discussão que inspira as pessoas a compreenderem melhor o funcionamento os serviços públicos relacionados à segurança alimentar. O leite materno é o primeiro alimento do ser humano, fundamental para o seu desenvolvimento”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A Prefeitura de São Paulo promove uma campanha fundamental de incentivo ao aleitamento materno e o papel da Cosan é ampliar a segurança alimentar das pessoas de todas as idades, incluindo os bebês recém-nascidos”, conclui.

Neste mês, é comemorado o “Agosto Dourado”, iniciativa interdisciplinar que incentiva a amamentação, sendo que a cor dourada está relacionada ao padrão “ouro” da qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Para participar do encontro, a Cosan convidou Monica Cordeiro Nogueira da Cruz, nutricionista do Programa de Alimentação Escolar da SME; Valéria Roma de Freitas, especialista em nutrição materno infantil que atua no Programa de Alimentação Escolar da CODAE , da SME; Edjane Mercia Ribeiro Bittencourt de Araújo, enfermeira, especializada em desnutrição que atua no comitê regional da primeira infância da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Yara Regina de Abreu e Silva Carvalho e Elaine Sodré Galvão da Silva - mães do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo – GAAME. A mediação ficará com Lúcia Verginelli, coordenadora dos Cresans.

A transmissão será ao vivo pelo www.facebook.com/spsmdet

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais